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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Entre batuques e brinquedos: o trabalho de uma professora de Educação Infantil no acolhimento das vivências culturais das crianças
Título(s) alternativo(s): Between batches and toys: the work of a professor of children education in the reception of cultural lives of children
Autor(es): Oliveira, Laena Guilherme de
Primeiro orientador: Silva, Luiz Carlos Avelino da
Primeiro membro da banca: Silva, Silvia Maria Cintra da
Segundo membro da banca: Elias, Marisa Aparecida
Resumo: O presente trabalho abordou o acolhimento de uma professora de educação infantil a respeito destas vivências culturais que as crianças manifestam em sala de aula. Entre os assuntos abordados encontram-se discussões sobre a educação infantil e sua característica plural, perpassando por seu processo histórico de surgimento, e as políticas públicas nacionais que a regem. Abordamos também algumas concepções de infância nas quais este trabalho se balizou. Todo o percurso teórico se deu sobre os pressupostos da Psicologia Histórico- Cultural e algumas contribuições de Paulo Freire. O objetivo geral do trabalho consistiu em investigar como uma professora da educação infantil acolhe em sala de aula as vivências culturais apresentadas por seus alunos. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com uso do método do tipo etnográfico, que implicou na realização de observações in loco em uma Escola Municipal de Educação Infantil do Município de Uberlândia- MG, além de entrevistas com membros da equipe pedagógica e com familiares das crianças. Dentre os resultados e análises encontradas, percebemos que o acolhimento das vivências infantis acontece, entretanto, de uma forma restrita e pouco democrática devido a diferentes tipos de engessamentos, dentre eles: engessamento do currículo da educação infantil; engessamento da atividade criadora e dos aspectos lúdicos; e por fim, um engessamento referente a uma seletividade do acolhimento. Estes engessamentos demonstraram que o acolhimento das vivências culturais infantis existe, entretanto, ele se dá de forma pouco democrática, assistemática e rígida dentro do contexto estudado.
Abstract: This study addressed the host of a professor of early childhood education about these cultural experiences that children manifest in the classroom. Among the topics discussed are discussions about early childhood education and its plural character, passing by its historical process of emergence, and national public policies that govern it. also covered some conceptions of childhood in which this work is buoyed. All the theoretical course was given on the premises of the Historical-Cultural Psychology and some contributions of Paulo Freire. The overall objective of this study was to investigate as a kindergarten teacher welcomes classroom cultural experiences presented by his students. This was a qualitative research, with use of the ethnographic method, which resulted in conducting on-site observations in a Municipal School of Early Childhood Education of the City of Uberlândia- MG, as well as interviews with members of the teaching staff and the families of children. Among the results found and analysis, we realized that the host of childhood experiences happens, however, narrowly and undemocratic due to different types of engessamentos, including: inflexibility of the curriculum of early childhood education; inflexibility of creative activity and play activities; and finally, an inflexibility regarding the selectivity of the host. These engessamentos demonstrated that the host of the children's cultural experiences there, however, he gives undemocratic, unsystematic and rigidly within the context studied.
Palavras-chave: Educação Infantil
Psicologia Histórico-Cultural
Cultura
Childhood education
Historical-Cultural Psychology
Culture
Psicologia
Educação de crianças
Psicologia cultural
Psicologia educacional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Referência: OLIVEIRA, Laena Guilherme de. Entre batuques e brinquedos: o trabalho de uma professora de Educação Infantil no acolhimento das vivências culturais das crianças. 2016. 162 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.585
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.585
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22866
Data de defesa: 26-Ago-2016
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