Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22866
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Laena Guilherme de-
dc.date.accessioned2018-11-14T13:57:33Z-
dc.date.available2018-11-14T13:57:33Z-
dc.date.issued2016-08-26-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Laena Guilherme de. Entre batuques e brinquedos: o trabalho de uma professora de Educação Infantil no acolhimento das vivências culturais das crianças. 2016. 162 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.585pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22866-
dc.description.abstractThis study addressed the host of a professor of early childhood education about these cultural experiences that children manifest in the classroom. Among the topics discussed are discussions about early childhood education and its plural character, passing by its historical process of emergence, and national public policies that govern it. also covered some conceptions of childhood in which this work is buoyed. All the theoretical course was given on the premises of the Historical-Cultural Psychology and some contributions of Paulo Freire. The overall objective of this study was to investigate as a kindergarten teacher welcomes classroom cultural experiences presented by his students. This was a qualitative research, with use of the ethnographic method, which resulted in conducting on-site observations in a Municipal School of Early Childhood Education of the City of Uberlândia- MG, as well as interviews with members of the teaching staff and the families of children. Among the results found and analysis, we realized that the host of childhood experiences happens, however, narrowly and undemocratic due to different types of engessamentos, including: inflexibility of the curriculum of early childhood education; inflexibility of creative activity and play activities; and finally, an inflexibility regarding the selectivity of the host. These engessamentos demonstrated that the host of the children's cultural experiences there, however, he gives undemocratic, unsystematic and rigidly within the context studied.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPsicologia Histórico-Culturalpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectChildhood educationpt_BR
dc.subjectHistorical-Cultural Psychologypt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectPsicologia culturalpt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.titleEntre batuques e brinquedos: o trabalho de uma professora de Educação Infantil no acolhimento das vivências culturais das criançaspt_BR
dc.title.alternativeBetween batches and toys: the work of a professor of children education in the reception of cultural lives of childrenpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Luiz Carlos Avelino da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8679228167054333pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Silvia Maria Cintra da-
dc.contributor.referee2Elias, Marisa Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6310476514339664pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho abordou o acolhimento de uma professora de educação infantil a respeito destas vivências culturais que as crianças manifestam em sala de aula. Entre os assuntos abordados encontram-se discussões sobre a educação infantil e sua característica plural, perpassando por seu processo histórico de surgimento, e as políticas públicas nacionais que a regem. Abordamos também algumas concepções de infância nas quais este trabalho se balizou. Todo o percurso teórico se deu sobre os pressupostos da Psicologia Histórico- Cultural e algumas contribuições de Paulo Freire. O objetivo geral do trabalho consistiu em investigar como uma professora da educação infantil acolhe em sala de aula as vivências culturais apresentadas por seus alunos. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com uso do método do tipo etnográfico, que implicou na realização de observações in loco em uma Escola Municipal de Educação Infantil do Município de Uberlândia- MG, além de entrevistas com membros da equipe pedagógica e com familiares das crianças. Dentre os resultados e análises encontradas, percebemos que o acolhimento das vivências infantis acontece, entretanto, de uma forma restrita e pouco democrática devido a diferentes tipos de engessamentos, dentre eles: engessamento do currículo da educação infantil; engessamento da atividade criadora e dos aspectos lúdicos; e por fim, um engessamento referente a uma seletividade do acolhimento. Estes engessamentos demonstraram que o acolhimento das vivências culturais infantis existe, entretanto, ele se dá de forma pouco democrática, assistemática e rígida dentro do contexto estudado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.sizeorduration164pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.585pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EntreBatuquesBrinquedos.pdf834.14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.