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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Jesus, presença em ausência: autorretrato como gênero expandido
Título(s) alternativo(s): Jesus, presence in absence: self-portrait as an expanded genre
Autor(es): Quintero, Jesus Enrique
Primeiro orientador: Dória, Renato Palumbo
Primeiro membro da banca: Diaz, Hamlet Fernández
Segundo membro da banca: Kerinska, NIkoleta Tzvetanova
Resumo: Esta dissertação propõe tornar visível a necessidade do artista em inventar diferentes práticas, estratégias e táticas que gerem outras possibilidades estéticas, transpondo limites e entrelaçando saberes para romper estruturas endurecidas, podendo por isso parecer, por vezes ridículo, aos olhos de seus contemporâneos ao propor sua própria arte, mas, percebendo e assumindo o ridículo como elemento dinâmico e gerador de novas possibilidades – assim como o erro, a lerdeza e as dificuldades, também podem gerar resultados estéticos produtivos. A presente pesquisa foi desenvolvida como narrativa autoficcional onde Jesus Enrique Quintero se apresenta como artista e pesquisador em diferentes identidades, analisando a evolução do autorretrato como subgênero das vanguardas até pós-modernidade, refletindo sobre sua função e especificidade, bem como suas fronteiras, buscando ampliar os conceitos e a compreensão acerca da linguagem e potencialidade da performance como fenômeno estético e social e as possibilidades do seu próprio fazer através de uma experiência investigativa que possa servir a outros pesquisadores, docentes e estudantes e mesmo a um público mais amplo, na medida em que a própria vida pode ser entendida como ação e construção performativa. O objetivo geral é analisar o autorretrato como gênero expandido e os objetivos específicos são: realizar um levantamento de diferentes tipos de referências, como as bibliográficas de textos, artigos, dissertações, teses, vídeos que contenham uma reflexão crítica sobre o autorretrato como gênero expandido, além do referencial tradicional do gênero, desde os conceitos de identidade, representação, autorreferencialidade, autobiografia, autoficção, performance e videoinstalação; refletir sobre os diálogos estéticos entre a performance, a literatura e a arte eletrônica dentro de uma estética narcisista e; o autorretrato como gênero expandido, entendendo o expandido como estendido a outras mídias.
Abstract: This dissertation intends on bringing to light the need for an artist to create different ways, practices, strategies, and tactics in generating other aesthetic possibilities; overcoming boundaries and intertwining knowledge to break up with hardened structures, allowing because of that to be perceived as ridiculous by his contemporaries in the proposal of his own art, but acknowledging and accepting ridiculousness as a dynamic element creator of new possibilities - just as error, slowness, and difficulties can also create productive aesthetic results. I develop this research as a self-fiction narrative; where Jesus Enrique Quintero presents himself as artist and researcher - different identities -, analyzing the evolution of self-portrait as a subgenre from vanguards to post-modernity, pondering about its function and specificity, as well as its boundaries, attempting to enlarge concepts and understanding about language and the potency of performance as an aesthetic and social phenomenon, and possibilities of his own making through an investigative experience that can be of use to any other researcher, teacher, student and even a wider public, since life itself can be understood as performative action and construction. The general objective is: Analyze self-portrait as an expanding genre. And the specific objectives are: conduct a survey on different kinds of references, for instance, bibliographic references of texts, articles, essays, doctoral thesis, videos containing a critical analysis about self-portrait as an expanding genre beyond its traditional concept, from concepts of identity, representation, self-referentiality, autobiography, self-fiction, performance and video installation. Thinking about aesthetic dialogues between performance, literature and electronic art from a narcissistic aesthetic. Self-portrait as an expanding genre, understanding the expanding genre as extended to other medias.
Palavras-chave: Autorretrato
Autoficção
Identidade
Performance
Representação
Self-portrait
Self-fiction
Identity
Performance
Representation
Video-installation
Arte
Autorretratos
Performance (Arte)
Identidade (Psicologia) na arte
Estética
Expressão artística
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Referência: QUINTERO, Jesus E. Jesus, presença em ausência: autorretrato como gênero expandido. 2018. 148 f. Dissertação (Mestrado em Artes), Universidade Federal de Uberlândia - Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1436
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1436
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22760
Data de defesa: 30-Abr-2018
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