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dc.creatorQuintero, Jesus Enrique-
dc.date.accessioned2018-11-07T14:20:40Z-
dc.date.available2018-11-07T14:20:40Z-
dc.date.issued2018-04-30-
dc.identifier.citationQUINTERO, Jesus E. Jesus, presença em ausência: autorretrato como gênero expandido. 2018. 148 f. Dissertação (Mestrado em Artes), Universidade Federal de Uberlândia - Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1436pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22760-
dc.description.abstractThis dissertation intends on bringing to light the need for an artist to create different ways, practices, strategies, and tactics in generating other aesthetic possibilities; overcoming boundaries and intertwining knowledge to break up with hardened structures, allowing because of that to be perceived as ridiculous by his contemporaries in the proposal of his own art, but acknowledging and accepting ridiculousness as a dynamic element creator of new possibilities - just as error, slowness, and difficulties can also create productive aesthetic results. I develop this research as a self-fiction narrative; where Jesus Enrique Quintero presents himself as artist and researcher - different identities -, analyzing the evolution of self-portrait as a subgenre from vanguards to post-modernity, pondering about its function and specificity, as well as its boundaries, attempting to enlarge concepts and understanding about language and the potency of performance as an aesthetic and social phenomenon, and possibilities of his own making through an investigative experience that can be of use to any other researcher, teacher, student and even a wider public, since life itself can be understood as performative action and construction. The general objective is: Analyze self-portrait as an expanding genre. And the specific objectives are: conduct a survey on different kinds of references, for instance, bibliographic references of texts, articles, essays, doctoral thesis, videos containing a critical analysis about self-portrait as an expanding genre beyond its traditional concept, from concepts of identity, representation, self-referentiality, autobiography, self-fiction, performance and video installation. Thinking about aesthetic dialogues between performance, literature and electronic art from a narcissistic aesthetic. Self-portrait as an expanding genre, understanding the expanding genre as extended to other medias.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutorretratopt_BR
dc.subjectAutoficçãopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectSelf-portraitpt_BR
dc.subjectSelf-fictionpt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectRepresentationpt_BR
dc.subjectVideo-installationpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectAutorretratospt_BR
dc.subjectPerformance (Arte)pt_BR
dc.subjectIdentidade (Psicologia) na artept_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectExpressão artísticapt_BR
dc.titleJesus, presença em ausência: autorretrato como gênero expandidopt_BR
dc.title.alternativeJesus, presence in absence: self-portrait as an expanded genrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Dória, Renato Palumbo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2278287013957726pt_BR
dc.contributor.referee1Diaz, Hamlet Fernández-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2527283658721732pt_BR
dc.contributor.referee2Kerinska, NIkoleta Tzvetanova-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9119298795241795pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6022212283416513pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação propõe tornar visível a necessidade do artista em inventar diferentes práticas, estratégias e táticas que gerem outras possibilidades estéticas, transpondo limites e entrelaçando saberes para romper estruturas endurecidas, podendo por isso parecer, por vezes ridículo, aos olhos de seus contemporâneos ao propor sua própria arte, mas, percebendo e assumindo o ridículo como elemento dinâmico e gerador de novas possibilidades – assim como o erro, a lerdeza e as dificuldades, também podem gerar resultados estéticos produtivos. A presente pesquisa foi desenvolvida como narrativa autoficcional onde Jesus Enrique Quintero se apresenta como artista e pesquisador em diferentes identidades, analisando a evolução do autorretrato como subgênero das vanguardas até pós-modernidade, refletindo sobre sua função e especificidade, bem como suas fronteiras, buscando ampliar os conceitos e a compreensão acerca da linguagem e potencialidade da performance como fenômeno estético e social e as possibilidades do seu próprio fazer através de uma experiência investigativa que possa servir a outros pesquisadores, docentes e estudantes e mesmo a um público mais amplo, na medida em que a própria vida pode ser entendida como ação e construção performativa. O objetivo geral é analisar o autorretrato como gênero expandido e os objetivos específicos são: realizar um levantamento de diferentes tipos de referências, como as bibliográficas de textos, artigos, dissertações, teses, vídeos que contenham uma reflexão crítica sobre o autorretrato como gênero expandido, além do referencial tradicional do gênero, desde os conceitos de identidade, representação, autorreferencialidade, autobiografia, autoficção, performance e videoinstalação; refletir sobre os diálogos estéticos entre a performance, a literatura e a arte eletrônica dentro de uma estética narcisista e; o autorretrato como gênero expandido, entendendo o expandido como estendido a outras mídias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.sizeorduration148pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1436pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

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