Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22750
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Livro didático de geografia: a relação sociedade natureza nos anos finais do ensino fundamental
Título (s) alternativo (s): Didactic Book of Geography: the nature society relationship in the final years of fundamental education
Autor: Ferreira, Wattson Estevão
Primer orientador: Costa, Rildo Aparecido
Primer miembro de la banca: Moura, Gerusa Gonçalves
Segundo miembro de la banca: Fialho, Amanda
Resumen: Nos últimos anos, as inquietações acerca do Livro Didático foram marcadas por debates científicos em encontro e congressos, discutindo a elaboração e produção desses materiais, conforme as novas propostas para a educação, contemplando o Ensino de Geografia. Neste contexto, essa pesquisa tem como objetivo geral, compreender como é abordado o conceito Relação Sociedade e Natureza nos livros didáticos de Geografia, utilizados no Ensino Fundamental e os específicos: discutir o conceito de natureza e sociedade; verificar se o conteúdo encontrado está de acordo com a proposta inicial, dos editais do Programa Nacional do Livro Didático; identificar os conceitos de Relação Sociedade e Natureza nos livros didáticos de Geografia utilizados no Ensino Fundamental. Nessa pesquisa de cunho, qualitativa, com revisão bibliográfica e analise documental, examinamos pesquisas já realizadas na área, em livros, revistas, e no banco de dados da Capes, além de documentos oficiais das políticas destinadas para a elaboração e produção dos livros, disponibilizados em sites vinculados ao governo federal, almejando desvendar o assunto em questão. Os livros a serem analisados são duas obras do 6º ano do Ensino Fundamental, nestes foram analisados: como estes abordam o conceito de Relação Sociedade e Natureza e a conformidade com os editais do PNLD. Cabe destacar que esta pesquisa não tem a intenção de menosprezar os autores dos materiais ou o programa, que disponibilizou os materiais para as escolas, o intuito real é que as críticas apontadas sejam utilizadas em revisões futuras possibilitando a elaboração de livros didáticos cada vez melhores, contribuindo na formação dos alunos. Concluímos que o livro didático não é apenas um simples material entregue aos alunos, no processo de ensino e aprendizagem, existem alguns equívocos em relação ao livro didático, primeiro no sentido de se discutir sua utilização ou não, em alguns casos, este pode ser o único acesso a um livro durante boa parte da vida dos sujeitos, ou os únicos recursos pedagógicos, dos professores, em algumas localidades do país.
Abstract: In recent years, the concerns about the didactic book have been marked by scientific debates in meetings and congresses, discussing the elaboration and production of these materials, according to the new proposals for education, contemplating the Teaching of Geography. In this context, this research has as general objective, to understand how the concept Relation Society and Nature is approached in the textbooks of Geography, used in Primary Education and the specific ones: to discuss the concept of nature and society; verify if the content found is in accordance with the initial proposal, the edicts of the National Textbook Program; to identify the concepts of Relation Society and Nature in the textbooks of Geography used in Elementary School. In this qualitative research, with bibliographical review and documentary analysis, we have examined research already done in the area, in books, journals, and in the Capes database, besides official documents of the policies destined for the elaboration and production of the books, made available on sites linked to the federal government, aiming to unveil the subject in question. The books to be analyzed are two works of the 6th year of elementary school, in which they were analyzed: how they deal with the concept of Relation Society and Nature and the conformity with the PNLD edicts. It should be emphasized that this research does not intend to underestimate the authors of the materials or the program, which made the materials available to the schools, the real intention is that the criticisms pointed out be used in future revisions enabling the elaboration of better textbooks, contributing to the training of students. We conclude that the textbook is not only a simple material delivered to the students, in the process of teaching and learning, there are some misconceptions about the textbook, first in the sense of discussing its use or not, in some cases, this may be the single access to a book during a good part of the subjects' lives, or the only pedagogical resources of teachers in some localities of the country.
Palabras clave: Geografia
Geography
Geografia - estudo e ensino
Geography - Study and teaching
Livros didáticos - Geografia
Textbooks - Geography
Ensino de Geografia
Geography Teaching
Livros didáticos
Textbooks
Geografia
Geography
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia (Pontal)
Cita: FERREIRA, Wattson Estevão. Livro didático de geografia: a relação sociedade e natureza nos anos finais do ensino fundamental. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.963.
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.963
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22750
Fecha de defensa: 13-mar-2018
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Geografia (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
LivroDidáticoGeografia.pdf6.96 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.