Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22750
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Livro didático de geografia: a relação sociedade natureza nos anos finais do ensino fundamental
Alternate title (s): Didactic Book of Geography: the nature society relationship in the final years of fundamental education
Author: Ferreira, Wattson Estevão
First Advisor: Costa, Rildo Aparecido
First member of the Committee: Moura, Gerusa Gonçalves
Second member of the Committee: Fialho, Amanda
Summary: Nos últimos anos, as inquietações acerca do Livro Didático foram marcadas por debates científicos em encontro e congressos, discutindo a elaboração e produção desses materiais, conforme as novas propostas para a educação, contemplando o Ensino de Geografia. Neste contexto, essa pesquisa tem como objetivo geral, compreender como é abordado o conceito Relação Sociedade e Natureza nos livros didáticos de Geografia, utilizados no Ensino Fundamental e os específicos: discutir o conceito de natureza e sociedade; verificar se o conteúdo encontrado está de acordo com a proposta inicial, dos editais do Programa Nacional do Livro Didático; identificar os conceitos de Relação Sociedade e Natureza nos livros didáticos de Geografia utilizados no Ensino Fundamental. Nessa pesquisa de cunho, qualitativa, com revisão bibliográfica e analise documental, examinamos pesquisas já realizadas na área, em livros, revistas, e no banco de dados da Capes, além de documentos oficiais das políticas destinadas para a elaboração e produção dos livros, disponibilizados em sites vinculados ao governo federal, almejando desvendar o assunto em questão. Os livros a serem analisados são duas obras do 6º ano do Ensino Fundamental, nestes foram analisados: como estes abordam o conceito de Relação Sociedade e Natureza e a conformidade com os editais do PNLD. Cabe destacar que esta pesquisa não tem a intenção de menosprezar os autores dos materiais ou o programa, que disponibilizou os materiais para as escolas, o intuito real é que as críticas apontadas sejam utilizadas em revisões futuras possibilitando a elaboração de livros didáticos cada vez melhores, contribuindo na formação dos alunos. Concluímos que o livro didático não é apenas um simples material entregue aos alunos, no processo de ensino e aprendizagem, existem alguns equívocos em relação ao livro didático, primeiro no sentido de se discutir sua utilização ou não, em alguns casos, este pode ser o único acesso a um livro durante boa parte da vida dos sujeitos, ou os únicos recursos pedagógicos, dos professores, em algumas localidades do país.
Abstract: In recent years, the concerns about the didactic book have been marked by scientific debates in meetings and congresses, discussing the elaboration and production of these materials, according to the new proposals for education, contemplating the Teaching of Geography. In this context, this research has as general objective, to understand how the concept Relation Society and Nature is approached in the textbooks of Geography, used in Primary Education and the specific ones: to discuss the concept of nature and society; verify if the content found is in accordance with the initial proposal, the edicts of the National Textbook Program; to identify the concepts of Relation Society and Nature in the textbooks of Geography used in Elementary School. In this qualitative research, with bibliographical review and documentary analysis, we have examined research already done in the area, in books, journals, and in the Capes database, besides official documents of the policies destined for the elaboration and production of the books, made available on sites linked to the federal government, aiming to unveil the subject in question. The books to be analyzed are two works of the 6th year of elementary school, in which they were analyzed: how they deal with the concept of Relation Society and Nature and the conformity with the PNLD edicts. It should be emphasized that this research does not intend to underestimate the authors of the materials or the program, which made the materials available to the schools, the real intention is that the criticisms pointed out be used in future revisions enabling the elaboration of better textbooks, contributing to the training of students. We conclude that the textbook is not only a simple material delivered to the students, in the process of teaching and learning, there are some misconceptions about the textbook, first in the sense of discussing its use or not, in some cases, this may be the single access to a book during a good part of the subjects' lives, or the only pedagogical resources of teachers in some localities of the country.
Keywords: Geografia
Geography
Geografia - estudo e ensino
Geography - Study and teaching
Livros didáticos - Geografia
Textbooks - Geography
Ensino de Geografia
Geography Teaching
Livros didáticos
Textbooks
Geografia
Geography
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Geografia (Pontal)
Quote: FERREIRA, Wattson Estevão. Livro didático de geografia: a relação sociedade e natureza nos anos finais do ensino fundamental. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.963.
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.963
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22750
Date of defense: 13-Mar-2018
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LivroDidáticoGeografia.pdf6.96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.