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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Avaliação de elementos de gamificação em ambientes virtuais de aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Evaluation of Gamification Elements in Virtual Learning Environments
Autor(es): Silva, Luis Heleno
Primeiro orientador: Santos, Fernanda Maria da Cunha
Primeiro membro da banca: Simão, João Batista
Segundo membro da banca: Dionisio, Carlos Ramon Pantaleon
Resumo: A “gamificação” é definida como a utilização de elementos dos jogos, fora do contexto dos jogos, com o objetivo de motivar pessoas. O presente trabalho tem como foco análise dos principais conceitos e mecânicas utilizados na criação de jogos, e das possibilidades de usar estes elementos no processo de gamificação de cursos acadêmicos ministrados com o auxílio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. O trabalho foi desenvolvido em duas partes: na primeira foram estudados as ferramentas disponíveis no Moodle que poderiam ser utilizadas no processo de gamificação, classificando-as conforme os “Perfis de Jogador de Bartle”; na segunda, foi aplicado um questionário a estudantes universitários de todas as regiões do país, com o objetivo identificar as características e elementos dos jogos preferidos por estes. Os resultados revelaram as características dos jogos mais atrativas para os estudantes, prevalecendo especialmente os elementos relacionados ao perfil “Explorador” do modelo de Bartle.
Abstract: "Gamification" is defined as the use of elements of games, outside the context of games, with the aim of motivating people. The present work focuses on the analysis of the main concepts and mechanics used in game creation and the possibilities of using these elements in the process of gamification of academic courses on Virtual Learning Environment (AVA) Moodle. The study was conducted in two parts: first, was studied the tools available in Moodle that could be used in the gamification process, classifying them according of "Bartle’s Player Types"; second, a questionnaire was applied to university students from all regions of the country, in order to identify the characteristics and elements of the games preferred by them. The results revealed the characteristics of the most attractive games for the students, especially prevailing elements related to the “Explorer Type” of the Bartle model.
Palavras-chave: Gamificação
Moodle
Perfil de Jogador
Ambientes Vituais de Aprendizagem
AVA
Gamification
Player Profile
Learning Management System
LMS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Luis Heleno. Avaliação de elementos de gamificação em ambientes virtuais de aprendizagem. 2018. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22740
Data de defesa: 31-Ago-2018
Aparece nas coleções:TCC - Sistemas de Informação (Monte Carmelo)

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