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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSilva, Luis Heleno-
dc.date.accessioned2018-11-01T14:45:22Z-
dc.date.available2018-11-01T14:45:22Z-
dc.date.issued2018-08-31-
dc.identifier.citationSILVA, Luis Heleno. Avaliação de elementos de gamificação em ambientes virtuais de aprendizagem. 2018. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22740-
dc.description.abstract"Gamification" is defined as the use of elements of games, outside the context of games, with the aim of motivating people. The present work focuses on the analysis of the main concepts and mechanics used in game creation and the possibilities of using these elements in the process of gamification of academic courses on Virtual Learning Environment (AVA) Moodle. The study was conducted in two parts: first, was studied the tools available in Moodle that could be used in the gamification process, classifying them according of "Bartle’s Player Types"; second, a questionnaire was applied to university students from all regions of the country, in order to identify the characteristics and elements of the games preferred by them. The results revealed the characteristics of the most attractive games for the students, especially prevailing elements related to the “Explorer Type” of the Bartle model.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectMoodlept_BR
dc.subjectPerfil de Jogadorpt_BR
dc.subjectAmbientes Vituais de Aprendizagempt_BR
dc.subjectAVApt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectPlayer Profilept_BR
dc.subjectLearning Management Systempt_BR
dc.subjectLMSpt_BR
dc.titleAvaliação de elementos de gamificação em ambientes virtuais de aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of Gamification Elements in Virtual Learning Environmentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Fernanda Maria da Cunha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6802596562404346pt_BR
dc.contributor.referee1Simão, João Batista-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9161488361212141pt_BR
dc.contributor.referee2Dionisio, Carlos Ramon Pantaleon-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0554927934523466pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4778138843722574pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA “gamificação” é definida como a utilização de elementos dos jogos, fora do contexto dos jogos, com o objetivo de motivar pessoas. O presente trabalho tem como foco análise dos principais conceitos e mecânicas utilizados na criação de jogos, e das possibilidades de usar estes elementos no processo de gamificação de cursos acadêmicos ministrados com o auxílio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. O trabalho foi desenvolvido em duas partes: na primeira foram estudados as ferramentas disponíveis no Moodle que poderiam ser utilizadas no processo de gamificação, classificando-as conforme os “Perfis de Jogador de Bartle”; na segunda, foi aplicado um questionário a estudantes universitários de todas as regiões do país, com o objetivo identificar as características e elementos dos jogos preferidos por estes. Os resultados revelaram as características dos jogos mais atrativas para os estudantes, prevalecendo especialmente os elementos relacionados ao perfil “Explorador” do modelo de Bartle.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseSistemas de Informaçãopt_BR
dc.sizeorduration73pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Sistemas de Informação (Monte Carmelo)

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