Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22722
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Intencionalidades e influências das avaliações em larga escala no trabalho de docentes de duas escolas da rede municipal de Uberlândia - MG
Título(s) alternativo(s): Intentionalities and influences of large-scale evaluations in the work of teachers from two schools of the municipal network of Uberlândia - MG
Autor(es): Ferreira, Lívia Andrade
Primeiro orientador: Pereira, Maria Simone Ferraz
Primeiro membro da banca: Oliveira, José Mário Aleluia
Segundo membro da banca: Valente, Lúcia de Fátima
Resumo: Esta dissertação investiga as influências das avaliações em larga escala no trabalho de professores de duas escolas da rede municipal de Uberlândia – MG, com base na percepção dos próprios agentes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, especificamente, docentes, supervisores e inspetores. Por meio da análise das mudanças no contexto histórico e político brasileiro que provocaram a reestruturação da educação e do trabalho docente, da compreensão de como as avaliações em larga escala tem influenciado neste trabalho e da verificação da visão de profissionais da educação sobre as avaliações externas, buscamos compreender em que medida as avaliações em larga escala interferem no fazer pedagógico e provocam a desvalorização destes profissionais enquanto sujeitos que pensam e organizam a própria prática. Tendo em vista o pressuposto de que as avaliações externas podem afetar a atuação docente, procuramos elucidar como os atuais sistemas avaliativos têm sido utilizados pelo Estado enquanto reguladores das práticas pedagógicas e as consequências dessa utilização na responsabilização dos docentes e escolas, agravada pela desconsideração dos diferentes contextos em que as instituições escolares se encontram. Por meio de uma abordagem qualitativa, realizamos estudo de natureza teórico-empírico, respaldado em revisões bibliográficas, análise documental e em entrevistas semiestruturadas. A investigação revelou posicionamentos discrepantes dos profissionais da educação tanto em relação à apropriação dos dados das avaliações quanto no que diz respeito à repercussão destes nos aspectos emocional e profissional do professor, o que está associado ao contexto das instituições na qual atuam. Além disso, evidenciou que a atual estrutura e forma de tratamento dos dados advindos das avaliações externas têm refletido de forma negativa no trabalho docente, provocando, muitas vezes, estreitamento curricular, treinamentos, engessamento pedagógico, práticas acríticas e segregação dos alunos, o que indica a necessidade de reflexão sobre as finalidades às quais as avaliações em larga escala têm servido.
Abstract: This dissertation investigates the influence of large-scale evaluations on the work of teachers from two schools in the city of Uberlândia - MG, based on the perception of the agents involved in the teaching and learning process, specifically teachers, supervisors and inspectors. Through the analysis of the changes in the Brazilian historical and political context that led to the restructuring of education and teaching work, the understanding of how large-scale evaluations have influenced this work and the verification of the vision of education professionals about external evaluations, we seek to understand the extent to which large-scale evaluations interfere in the pedagogical practice and provoke the devaluation of these professionals as subjects who think and organize their own practice. Considering the assumption that external evaluations can affect the teaching performance, we seek to elucidate how current evaluation systems have been used by the State as regulators of pedagogical practices and the consequences of this use in the accountability of teachers and schools, aggravated by the lack of consideration of the different contexts in which school institutions meet. Through a qualitative approach, we performed a theoretical-empirical study, supported by bibliographic reviews, documentary analysis and semi-structured interviews. The research revealed discrepant positions of the education professionals both in relation to the appropriation of the evaluation data and in relation to the repercussion of these in the emotional and professional aspects of the teacher, which is associated to the context of the institutions in which they work. In addition, it has shown that the current structure and form of data processing resulting from external evaluations have negatively reflected the teaching work, often provoking curricular narrowing, training, pedagogical engaging, uncritical practices and segregation of students, which indicates the need for reflection on the purposes to which large-scale evaluations have served.
Palavras-chave: Avaliações em larga escala
Ideb
Estado regulador
Educação - Uberlândia
Avaliação educacional
Educação - Índices
Educação e Estado
Educação - Aspectos políticos
Large scale evaluation
Regulatory State
Educação - Uberlândia (MG)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: FERREIRA, Lívia Andrade. Intencionalidades e influências das avaliações em larga escala no trabalho de docentes de duas escolas da rede municipal de Uberlândia - MG. 2018. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1349.
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1349
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22722
Data de defesa: 24-Ago-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IntencionalidadesInfluênciasAvaliações.pdfDissertação2.19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.