Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22722
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Lívia Andrade-
dc.date.accessioned2018-10-26T18:47:12Z-
dc.date.available2018-10-26T18:47:12Z-
dc.date.issued2018-08-24-
dc.identifier.citationFERREIRA, Lívia Andrade. Intencionalidades e influências das avaliações em larga escala no trabalho de docentes de duas escolas da rede municipal de Uberlândia - MG. 2018. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1349.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22722-
dc.description.abstractThis dissertation investigates the influence of large-scale evaluations on the work of teachers from two schools in the city of Uberlândia - MG, based on the perception of the agents involved in the teaching and learning process, specifically teachers, supervisors and inspectors. Through the analysis of the changes in the Brazilian historical and political context that led to the restructuring of education and teaching work, the understanding of how large-scale evaluations have influenced this work and the verification of the vision of education professionals about external evaluations, we seek to understand the extent to which large-scale evaluations interfere in the pedagogical practice and provoke the devaluation of these professionals as subjects who think and organize their own practice. Considering the assumption that external evaluations can affect the teaching performance, we seek to elucidate how current evaluation systems have been used by the State as regulators of pedagogical practices and the consequences of this use in the accountability of teachers and schools, aggravated by the lack of consideration of the different contexts in which school institutions meet. Through a qualitative approach, we performed a theoretical-empirical study, supported by bibliographic reviews, documentary analysis and semi-structured interviews. The research revealed discrepant positions of the education professionals both in relation to the appropriation of the evaluation data and in relation to the repercussion of these in the emotional and professional aspects of the teacher, which is associated to the context of the institutions in which they work. In addition, it has shown that the current structure and form of data processing resulting from external evaluations have negatively reflected the teaching work, often provoking curricular narrowing, training, pedagogical engaging, uncritical practices and segregation of students, which indicates the need for reflection on the purposes to which large-scale evaluations have served.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliações em larga escalapt_BR
dc.subjectIdebpt_BR
dc.subjectEstado reguladorpt_BR
dc.subjectEducação - Uberlândiapt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEducação - Índicespt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos políticospt_BR
dc.subjectLarge scale evaluationpt_BR
dc.subjectRegulatory Statept_BR
dc.subjectEducação - Uberlândia (MG)pt_BR
dc.titleIntencionalidades e influências das avaliações em larga escala no trabalho de docentes de duas escolas da rede municipal de Uberlândia - MGpt_BR
dc.title.alternativeIntentionalities and influences of large-scale evaluations in the work of teachers from two schools of the municipal network of Uberlândia - MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Maria Simone Ferraz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3381781135088677pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, José Mário Aleluia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6344333199209125pt_BR
dc.contributor.referee2Valente, Lúcia de Fátima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2438844988464644pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7228226953756556pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação investiga as influências das avaliações em larga escala no trabalho de professores de duas escolas da rede municipal de Uberlândia – MG, com base na percepção dos próprios agentes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, especificamente, docentes, supervisores e inspetores. Por meio da análise das mudanças no contexto histórico e político brasileiro que provocaram a reestruturação da educação e do trabalho docente, da compreensão de como as avaliações em larga escala tem influenciado neste trabalho e da verificação da visão de profissionais da educação sobre as avaliações externas, buscamos compreender em que medida as avaliações em larga escala interferem no fazer pedagógico e provocam a desvalorização destes profissionais enquanto sujeitos que pensam e organizam a própria prática. Tendo em vista o pressuposto de que as avaliações externas podem afetar a atuação docente, procuramos elucidar como os atuais sistemas avaliativos têm sido utilizados pelo Estado enquanto reguladores das práticas pedagógicas e as consequências dessa utilização na responsabilização dos docentes e escolas, agravada pela desconsideração dos diferentes contextos em que as instituições escolares se encontram. Por meio de uma abordagem qualitativa, realizamos estudo de natureza teórico-empírico, respaldado em revisões bibliográficas, análise documental e em entrevistas semiestruturadas. A investigação revelou posicionamentos discrepantes dos profissionais da educação tanto em relação à apropriação dos dados das avaliações quanto no que diz respeito à repercussão destes nos aspectos emocional e profissional do professor, o que está associado ao contexto das instituições na qual atuam. Além disso, evidenciou que a atual estrutura e forma de tratamento dos dados advindos das avaliações externas têm refletido de forma negativa no trabalho docente, provocando, muitas vezes, estreitamento curricular, treinamentos, engessamento pedagógico, práticas acríticas e segregação dos alunos, o que indica a necessidade de reflexão sobre as finalidades às quais as avaliações em larga escala têm servido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration188pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1349pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IntencionalidadesInfluênciasAvaliações.pdfDissertação2.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.