Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22683
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Produtos naturais do cerrado como agentes anti-hipertensivos
Autor: Trindade, Marcelo Antônio da
Primer orientador: Fürstenau, Cristina Ribas
Resumen: A utilização de plantas medicinais para o tratamento de enfermidades é uma prática adotada há milhares de anos. As várias propriedades farmacológicas das plantas medicinais vêm despertando interesse do mercado farmacêutico, que visa lançar medicamentos novos e com maior desempenho. Os compostos ativos produzidos pelos vegetais são divididos em dois grupos: metabólitos primários e metabólitos secundários, sendo os metabolitos secundários os que contêm princípios ativos de interesse farmacológico. Entre os metabólitos secundários destacam-se os estéroides, flavonoides, catequinas, isoflavonas, saponinas, estilbenos e taninos. A hipertensão arterial é considerada um problema de saúde pública mundial e a busca por novos fármacos, especialmente para tratar os indivíduos resistentes aos medicamentos disponíveis, é um dos maiores desafios para o tratamento desta patologia. O cerrado é um dos maiores biomas do Brasil, possuindo uma heterogênea variedade de espécies vegetais e as pesquisas envolvendo plantas desta região ainda são escassas. Sendo assim, o objetivo dessa revisão foi compilar, a partir de dados da literatura, espécies vegetais do Cerrado que já tiveram alguns dos seus compostos ativos descritos e que possam potencialmente ser utilizados para o tratamento da hipertensão arterial. Após a análise dos dados disponíveis na literatura, concluímos que os compostos como os flavonoides, taninos, esteroides, saponinas, dentre outros encontrados na maioria das espécies vegetais do Cerrado são fortes candidatos para estudos fitoterápicos futuros, podendo ser empregados na terapia anti-hipertensiva.
Palabras clave: Hipertensão arterial
Produtos naturais
Cerrado
Plantas medicinais
Fitoterápicos
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: TRINDADE, Marcelo Antônio da. Produtos naturais do Cerrado como agentes anti-hipertensivos. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Patos de Minas, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22683
Fecha de defensa: 29-jun-2018
Aparece en las colecciones:TCC - Biotecnologia (Patos de Minas)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ProdutosNaturaisCerrado.pdf768.2 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.