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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A construção dos sentidos sobre diversidade sexual e homoparentalidade em três livros de literatura infantil
Título(s) alternativo(s): The construction of senses on sexual diversity and homoparentality in three books of children's literature
Autor(es): Masferrer, Hudson Henrique de Oliveira
Primeiro orientador: Rasera, Emerson Fernando
Primeiro membro da banca: Teixeira, Flávia do Bonsucesso
Segundo membro da banca: Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
Resumo: Muitos são os dispositivos que direta ou indiretamente atuam no processo de formação e constituição de subjetividades. Os livros de literatura infantil são compreendidos como importantes artefatos culturais que atuam no processo de educação e construção identitárias dos sujeitos, especificamente as crianças para quem os livros se destinam. Esta dissertação tem como objetivo analisar como livros infantis abordam e constroem os discursos sobre a diversidade sexual e a homoparentalidade, bem como problematizar os efeitos identitários decorrentes da produção de tais discursos. Para tanto foram identificados e selecionados três livros – Olívia tem dois papais, Meus dois pais e Tenho dois pais - com temáticas relacionadas à diversidade sexual e a homoparentalidade. Eles foram analisados a partir da perspectiva construcionista social que entende a linguagem como um instrumento que permite fundar, dar sentido, incluir e marginalizar, produzir identidades e relações entre os sujeitos. Conforme nossas análises compreendemos que os três livros apresentam importantes questionamentos para instituições tão naturalizadas em nossa sociedade como, por exemplo, a família e a parentalidade. No entanto, é comum nas três obras a utilização de mecanismos sutis que apontam para a criação de um modelo de família gay, ou seja, os livros com seus enredos, dramas, personagens e discursos apresentam um viés de cunho higienista e normalizador. O estudo ainda aponta a necessidade de outros trabalhos se debruçarem a analisar os livros que possuem temáticas relacionadas à diversidade sexual e a homoparentalidade, bem como uma revisitação das obras aqui analisadas, tendo em vista que não há uma verdade única e que a partir de outros conceitos é possível chegar a outras conclusões.
Abstract: Many are the devices that directly or indirectly act in the process of formation and constitution of subjectivities. Children's literature books are understood as important cultural artifacts that act in the process of education and identity construction of the subjects, specifically the children for whom the books are intended. This dissertation aims to analyze how children's books approach and construct discourses on sexual diversity and homoparentality, as well as to problematize the identity effects resulting from the production of such discourses. For that, three books have been identified and selected - Olivia has two parents, My two parents and I have two parents - with themes related to sexual diversity and homoparentality. They were analyzed from the social constructionist perspective that understands the language as an instrument that allows to found, to make sense, to include and to marginalize, to produce identities and relations between the subjects. According to our analyzes we understand that the three books present important questions for institutions as naturalized in our society as, for example, family and parenting. However, it is common in the three works to use subtle mechanisms that point to the creation of a gay family model, that is, books with their entanglements, dramas, characters and speeches present a hygienist and normalizing bias. The study also points out the need for other studies to analyze the books that have themes related to sexual diversity and homoparentality, as well as a review of the works analyzed here, since there is no single truth and that from other perspective it is possible to reach other conclusions.
Palavras-chave: Homoparentalidade
Sexual Diversity
Diversidade Sexual
Children’s Literature Books
Literatura Infantil
Psicologia
Literatura infantojuvenil
Sexo - Diferenças
Infância - Aspectos psicológicos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Referência: MASFERRER, Hudson Henrique de Oliveira. A construção de sentidos sobre a diversidade sexual e homoparentalidade em três livros de literatura infantil. 2017. 124 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia , 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.276
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.276
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22556
Data de defesa: 21-Dez-2017
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