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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22544
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Análise da influência na tarifa e demanda da retirada dos cobradores dos ônibus do transporte público de Uberlândia (MG) |
Título (s) alternativo (s): | Analysis of the influence in the fare and demand of the bus ticket revisers withdrawal in the public transport of Uberlândia (MG) |
Autor: | Furtado, Waldison França |
Primer orientador: | Lazzarini, Camilla Miguel Carrara |
Primer miembro de la banca: | Matos, Daniel Anijar de |
Segundo miembro de la banca: | Ferreira, William Rodrigues |
Resumen: | Historicamente, a redução da tarifa do transporte público é objeto de reivindicação popular, mas é fato que nas últimas décadas, os reajustes tarifários têm sido desproporcionais ao aumento do poder aquisitivo da população, contribuindo para a redução do número de deslocamentos realizados. Ao mesmo tempo, a demanda de passageiros tem reduzido de forma que compromete a eficiência e o custeio do sistema de transporte público. Algumas cidades brasileiras, visando reduzir os custos e tornar o sistema mais atrativo aos usuários, adotaram a retirada dos cobradores como alternativa. Porém, essa solução não necessariamente gerou impacto positivo ao usuário, pois não houve diminuição significativa no preço da tarifa. Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho é mensurar o impacto no preço da tarifa devido a retirada dos cobradores do transporte público de Uberlândia – MG, subsidiando os gestores públicos e privados na tomada de decisão acerca desta mudança. Pretende-se, ainda, prever a demanda de passageiros com a alteração do valor cobrado do usuário. Para tanto, utilizou-se uma nova formulação baseada nos conceitos do Geipot (1996) para apurar os custos da tarifa com e sem cobradores. Concluiu-se que mantendo apenas os cobradores nas estações, a tarifa reduz de R$4,00 para R$3,65 e proporcionando um aumento na demanda média mensal de 2,76%. |
Abstract: | Historically, the reduction of the public transport fare is a popular request, but it is due to the fact that in recent decades, fare adjustments have been disproportionate compared to the increase in the purchasing power of the population, contributing to the reduction of the number of displacements. At the same time, the demand of passengers has reduced in a way that compromises the efficiency and costing of the transit system. Some Brazilian cities aimed to reduce the cost of public transport and make the system more attractive to users, so they have adopted the withdrawal of bus ticket collectors as an alternative. However, this solution have not necessarily generate a positive impact on the user since there was no significant change to the price of the fare. In this sense, the main objective of this work is to measure the impact of the price of the fare by means of withdrawing the public transport collectors of Uberlandia - MG, subsidizing the public and private managers of the decision made about this change and its intent to predict the demand of passengers with the change of the amount charged from the user. For this, a new formulation based on the concepts of Geipot (1996) was used to determine the costs of the fare with and without collectors. It was concluded that keeping only the collectors in the stations, the tariff reduces from R $ 4.00 to R $ 3.65 and providing an increase in average monthly demand of 2.76%. |
Palabras clave: | Engenharia civil Transportes coletivos Uberlândia (MG) mobilidade urbana Transporte público Geipot Custos no transporte público Tarifa Urban mobility Public transport Engenharia Civil Transportes coletivos - Uberlândia (MG) Aspectos econômicos |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACOES DE TRANSPORTES CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil |
Cita: | FURTADO, Waldison França. Análise da influência na tarifa e demanda da retirada dos cobradores dos ônibus do transporte público de Uberlândia (MG). 2018. 84 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
Identificador del documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1212 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22544 |
Fecha de defensa: | 23-ago-2018 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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AnáliseInfluenciaTarifa | Dissertação | 3.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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