Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22544
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Furtado, Waldison França | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-10T13:05:26Z | - |
dc.date.available | 2018-10-10T13:05:26Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-23 | - |
dc.identifier.citation | FURTADO, Waldison França. Análise da influência na tarifa e demanda da retirada dos cobradores dos ônibus do transporte público de Uberlândia (MG). 2018. 84 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22544 | - |
dc.description.abstract | Historically, the reduction of the public transport fare is a popular request, but it is due to the fact that in recent decades, fare adjustments have been disproportionate compared to the increase in the purchasing power of the population, contributing to the reduction of the number of displacements. At the same time, the demand of passengers has reduced in a way that compromises the efficiency and costing of the transit system. Some Brazilian cities aimed to reduce the cost of public transport and make the system more attractive to users, so they have adopted the withdrawal of bus ticket collectors as an alternative. However, this solution have not necessarily generate a positive impact on the user since there was no significant change to the price of the fare. In this sense, the main objective of this work is to measure the impact of the price of the fare by means of withdrawing the public transport collectors of Uberlandia - MG, subsidizing the public and private managers of the decision made about this change and its intent to predict the demand of passengers with the change of the amount charged from the user. For this, a new formulation based on the concepts of Geipot (1996) was used to determine the costs of the fare with and without collectors. It was concluded that keeping only the collectors in the stations, the tariff reduces from R $ 4.00 to R $ 3.65 and providing an increase in average monthly demand of 2.76%. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.subject | Transportes coletivos | pt_BR |
dc.subject | Uberlândia (MG) | pt_BR |
dc.subject | mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Transporte público | pt_BR |
dc.subject | Geipot | pt_BR |
dc.subject | Custos no transporte público | pt_BR |
dc.subject | Tarifa | pt_BR |
dc.subject | Urban mobility | pt_BR |
dc.subject | Public transport | pt_BR |
dc.subject | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.subject | Transportes coletivos - Uberlândia (MG) | pt_BR |
dc.subject | Aspectos econômicos | pt_BR |
dc.title | Análise da influência na tarifa e demanda da retirada dos cobradores dos ônibus do transporte público de Uberlândia (MG) | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of the influence in the fare and demand of the bus ticket revisers withdrawal in the public transport of Uberlândia (MG) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lazzarini, Camilla Miguel Carrara | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6536994501942049 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Matos, Daniel Anijar de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7218506851037579 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, William Rodrigues | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7431833682721902 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0282209972645376 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Historicamente, a redução da tarifa do transporte público é objeto de reivindicação popular, mas é fato que nas últimas décadas, os reajustes tarifários têm sido desproporcionais ao aumento do poder aquisitivo da população, contribuindo para a redução do número de deslocamentos realizados. Ao mesmo tempo, a demanda de passageiros tem reduzido de forma que compromete a eficiência e o custeio do sistema de transporte público. Algumas cidades brasileiras, visando reduzir os custos e tornar o sistema mais atrativo aos usuários, adotaram a retirada dos cobradores como alternativa. Porém, essa solução não necessariamente gerou impacto positivo ao usuário, pois não houve diminuição significativa no preço da tarifa. Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho é mensurar o impacto no preço da tarifa devido a retirada dos cobradores do transporte público de Uberlândia – MG, subsidiando os gestores públicos e privados na tomada de decisão acerca desta mudança. Pretende-se, ainda, prever a demanda de passageiros com a alteração do valor cobrado do usuário. Para tanto, utilizou-se uma nova formulação baseada nos conceitos do Geipot (1996) para apurar os custos da tarifa com e sem cobradores. Concluiu-se que mantendo apenas os cobradores nas estações, a tarifa reduz de R$4,00 para R$3,65 e proporcionando um aumento na demanda média mensal de 2,76%. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.sizeorduration | 84 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACOES DE TRANSPORTES | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1212 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | publicado no crossref antes da rotina xml | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AnáliseInfluenciaTarifa | Dissertação | 3.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.