Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22527
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Autorretrato como construção da identidade: uma ação educativa em artes visuais para o ensino fundamental
Título (s) alternativo (s): Self-portrait as identity building: an educational action in the visual arts for elementary education
Autor: Amaral, Viviani Patrícia Pimenta
Primer orientador: Agreli, João Henrique Lodi
Primer miembro de la banca: Carvalho, Dirce Helena Benevides de
Segundo miembro de la banca: Melo, Roberta Maíra
Tercer miembro de la banca: Araújo, Waldilena Silva Campos
Resumen: Este estudo discorre sobre a temática identidade abordando suas interfaces na formação do aluno mediante uma proposta pedagógica para o ensino de arte realizada em 2016, na Escola Municipal Professora Benedita Pimentel Ulhôa, localizada na região norte de Uberlândia, MG. A pesquisa visou ampliar o autoconhecimento do estudante e do professor, evidenciando o conceito de identidade no ambiente escolar. Com o intuito de encaminhar o discente na busca de sua identidade, seu autoconhecimento e sua construção pessoal, o autorretrato foi pensado, estruturado e proposto em sala de aula. A imagem do aluno seria o ponto de partida da expressão de memórias afetivas, sonhos, sentimentos e sensações. Tais conteúdos tinham de se refletir na produção artística discente, pois esta revela a imagem pessoal e liga o indivíduo ao mundo atual sendo permeada pela individualidade e coletividade, emoção e cognição. A pesquisa se valeu da fenomenologia como metodologia que permite compreender vivências e experiências do cotidiano para chegar a um novo olhar sobre a realidade e em diálogo com a pesquisa-ação numa abordagem qualitativa. Os alunos viveram, perceberam e sentiram suas vivências. Tornaram-se elemento fundamental da pesquisa.
Abstract: This study focuses on identity in interface with student training through a pedagogical proposal for art teaching developed in 2016 in public urban school of Uberlândia city (MG). The research aimed to broaden student and teacher self-knowledge by highlighting identity concept in schooling environment. To stimulate student’s search for his/her identity, self-knowledge and personal construction, the drawing of portraits in classroom was thought, structured and proposed. The student self-image would be the starting point of the expression of memories, dreams, feelings and sensations. Such content had to permeate student’s artistic productions, as they reveal the personal image and link the individual with the present world pervaded by individuality and collectivity, emotion and cognition. The research relied on phenomenology as the methodology that allows understanding everyday life experiences to see reality in a dialogue with research-action in a qualitative approach. Students lived, realized and felt their experiences. They become a fundamental element of the research.
Palabras clave: Identidade
Identity
Autorretratos
Self-portraits
Educação
Education
Formação
Student training
Prática de Ensino
Teaching practice
Arte e Educação
Art and Education
Arte (Ensino fundamental)
Art (Elementary)
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Cita: AMARAL, Viviani Patrícia Pimenta. Autorretrato como construção da identidade : uma ação educativa em artes visuais para o ensino fundamental. 2018. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1422
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22527
Fecha de defensa: 6-ago-2018
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AutorretratoConstrucaoIdentidadeDissertação11.14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.