Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22527
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Amaral, Viviani Patrícia Pimenta | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-06T14:22:38Z | - |
dc.date.available | 2018-10-06T14:22:38Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-06 | - |
dc.identifier.citation | AMARAL, Viviani Patrícia Pimenta. Autorretrato como construção da identidade : uma ação educativa em artes visuais para o ensino fundamental. 2018. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22527 | - |
dc.description.abstract | This study focuses on identity in interface with student training through a pedagogical proposal for art teaching developed in 2016 in public urban school of Uberlândia city (MG). The research aimed to broaden student and teacher self-knowledge by highlighting identity concept in schooling environment. To stimulate student’s search for his/her identity, self-knowledge and personal construction, the drawing of portraits in classroom was thought, structured and proposed. The student self-image would be the starting point of the expression of memories, dreams, feelings and sensations. Such content had to permeate student’s artistic productions, as they reveal the personal image and link the individual with the present world pervaded by individuality and collectivity, emotion and cognition. The research relied on phenomenology as the methodology that allows understanding everyday life experiences to see reality in a dialogue with research-action in a qualitative approach. Students lived, realized and felt their experiences. They become a fundamental element of the research. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Identity | pt_BR |
dc.subject | Autorretratos | pt_BR |
dc.subject | Self-portraits | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Student training | pt_BR |
dc.subject | Prática de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Teaching practice | pt_BR |
dc.subject | Arte e Educação | pt_BR |
dc.subject | Art and Education | pt_BR |
dc.subject | Arte (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Art (Elementary) | pt_BR |
dc.title | Autorretrato como construção da identidade: uma ação educativa em artes visuais para o ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | Self-portrait as identity building: an educational action in the visual arts for elementary education | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Agreli, João Henrique Lodi | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8398441003974796 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carvalho, Dirce Helena Benevides de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3912456509075556 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Melo, Roberta Maíra | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2597747309858882 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Araújo, Waldilena Silva Campos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1298379622252648 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1363503171060741 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo discorre sobre a temática identidade abordando suas interfaces na formação do aluno mediante uma proposta pedagógica para o ensino de arte realizada em 2016, na Escola Municipal Professora Benedita Pimentel Ulhôa, localizada na região norte de Uberlândia, MG. A pesquisa visou ampliar o autoconhecimento do estudante e do professor, evidenciando o conceito de identidade no ambiente escolar. Com o intuito de encaminhar o discente na busca de sua identidade, seu autoconhecimento e sua construção pessoal, o autorretrato foi pensado, estruturado e proposto em sala de aula. A imagem do aluno seria o ponto de partida da expressão de memórias afetivas, sonhos, sentimentos e sensações. Tais conteúdos tinham de se refletir na produção artística discente, pois esta revela a imagem pessoal e liga o indivíduo ao mundo atual sendo permeada pela individualidade e coletividade, emoção e cognição. A pesquisa se valeu da fenomenologia como metodologia que permite compreender vivências e experiências do cotidiano para chegar a um novo olhar sobre a realidade e em diálogo com a pesquisa-ação numa abordagem qualitativa. Os alunos viveram, perceberam e sentiram suas vivências. Tornaram-se elemento fundamental da pesquisa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) | pt_BR |
dc.sizeorduration | 97 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1422 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | publicado no crossref antes da rotina xml | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AutorretratoConstrucaoIdentidade | Dissertação | 11.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.