Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22527
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAmaral, Viviani Patrícia Pimenta-
dc.date.accessioned2018-10-06T14:22:38Z-
dc.date.available2018-10-06T14:22:38Z-
dc.date.issued2018-08-06-
dc.identifier.citationAMARAL, Viviani Patrícia Pimenta. Autorretrato como construção da identidade : uma ação educativa em artes visuais para o ensino fundamental. 2018. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22527-
dc.description.abstractThis study focuses on identity in interface with student training through a pedagogical proposal for art teaching developed in 2016 in public urban school of Uberlândia city (MG). The research aimed to broaden student and teacher self-knowledge by highlighting identity concept in schooling environment. To stimulate student’s search for his/her identity, self-knowledge and personal construction, the drawing of portraits in classroom was thought, structured and proposed. The student self-image would be the starting point of the expression of memories, dreams, feelings and sensations. Such content had to permeate student’s artistic productions, as they reveal the personal image and link the individual with the present world pervaded by individuality and collectivity, emotion and cognition. The research relied on phenomenology as the methodology that allows understanding everyday life experiences to see reality in a dialogue with research-action in a qualitative approach. Students lived, realized and felt their experiences. They become a fundamental element of the research.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectAutorretratospt_BR
dc.subjectSelf-portraitspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectStudent trainingpt_BR
dc.subjectPrática de Ensinopt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectArte e Educaçãopt_BR
dc.subjectArt and Educationpt_BR
dc.subjectArte (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectArt (Elementary)pt_BR
dc.titleAutorretrato como construção da identidade: uma ação educativa em artes visuais para o ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeSelf-portrait as identity building: an educational action in the visual arts for elementary educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Agreli, João Henrique Lodi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8398441003974796pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Dirce Helena Benevides de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3912456509075556pt_BR
dc.contributor.referee2Melo, Roberta Maíra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2597747309858882pt_BR
dc.contributor.referee3Araújo, Waldilena Silva Campos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1298379622252648pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1363503171060741pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo discorre sobre a temática identidade abordando suas interfaces na formação do aluno mediante uma proposta pedagógica para o ensino de arte realizada em 2016, na Escola Municipal Professora Benedita Pimentel Ulhôa, localizada na região norte de Uberlândia, MG. A pesquisa visou ampliar o autoconhecimento do estudante e do professor, evidenciando o conceito de identidade no ambiente escolar. Com o intuito de encaminhar o discente na busca de sua identidade, seu autoconhecimento e sua construção pessoal, o autorretrato foi pensado, estruturado e proposto em sala de aula. A imagem do aluno seria o ponto de partida da expressão de memórias afetivas, sonhos, sentimentos e sensações. Tais conteúdos tinham de se refletir na produção artística discente, pois esta revela a imagem pessoal e liga o indivíduo ao mundo atual sendo permeada pela individualidade e coletividade, emoção e cognição. A pesquisa se valeu da fenomenologia como metodologia que permite compreender vivências e experiências do cotidiano para chegar a um novo olhar sobre a realidade e em diálogo com a pesquisa-ação numa abordagem qualitativa. Os alunos viveram, perceberam e sentiram suas vivências. Tornaram-se elemento fundamental da pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration97pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1422pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AutorretratoConstrucaoIdentidadeDissertação11.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.