Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22524
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMachado, Maria Aparecida da Silva-
dc.date.accessioned2018-10-05T18:30:34Z-
dc.date.available2018-10-05T18:30:34Z-
dc.date.issued2018-06-22-
dc.identifier.citationMACHADO, Maria Aparecida da Silva. Incluir com arte ou a arte de incluir: parangolando na escola, uma experiência inclusiva. 2018. 40 f. Dissertação (Mestrado profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI Http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1415pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22524-
dc.description.abstractEl presente artículo se refiere al trabajo que desarrollé junto a los alumnos de la educación infantil de la red municipal de Uberlândia durante el año 2016. En este estudio, propuse investigar cómo las actividades que involucran prácticas artísticas contribuyen en la interacción, desarrollo y aprendizaje de niños con discapacidad, en clase común, estando las mismas amparadas por ley federal que les garantiza derechos, entre los cuales la inclusión en la escuela. Se desarrollaron actividades con parangolés, desde la confección hasta su utilización por medio de vivencias y, también, la presentación de las vestiduras en un momento cultural en la escuela. El experimento de confección de los parangolés resultó en la creación de un material didáctico, en el que se produjo una e-libro titulada "Mi nuevo amigo parangolé", que será divulgado en la red municipal de enseñanza de Uberlândia.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEscuelapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducación infantilpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectInclusiónpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectPráctica de ensenãnzapt_BR
dc.subjectInclusão em educaçãopt_BR
dc.subjectInclusión en educaciónpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducación especialpt_BR
dc.subjectArte na educaçãopt_BR
dc.subjectArte en la educaciónpt_BR
dc.titleIncluir com arte ou a arte de incluir: Parangolando na escola, uma experiência inclusivapt_BR
dc.title.alternativeIncluir con arte, o el arte de incluir: parangolando en la escuela, una experiencia inclusiva.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Wuo, Ana Elvira-
dc.contributor.referee1Melo, Roberta Maira de-
dc.contributor.referee2Viso, Cristina Garcia Palhares-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2727571Y9pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo refere-se ao trabalho que desenvolvi junto aos alunos da educação infantil da rede municipal de Uberlândia, durante o ano de 2016. Neste estudo, propus investigar como as atividades que envolvem práticas artísticas contribuem na interação, desenvolvimento e aprendizagem de crianças com deficiência, em classe comum, estando as mesmas amparadas por lei federal que lhes garante direitos, dentre os quais a inclusão na escola. Foram desenvolvidas atividades com parangolés, desde a confecção até sua utilização por meio de vivências e, também, a apresentação das vestes em um momento cultural na escola. O experimento de confecção dos parangolés resultou na criação de um material didático, no qual foi produzido um e- book intitulado “Meu novo amigo parangolé”, que será divulgado na rede municipal de ensino de Uberlândia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration40pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1415pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IncluirArteParangolando.pdf2.3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.