Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22517
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPires, Herivelton Pereira-
dc.date.accessioned2018-10-02T13:32:25Z-
dc.date.available2018-10-02T13:32:25Z-
dc.date.issued2018-04-02-
dc.identifier.citationPIRES, Herivelton Pereira. Centro Socioeducativo de Uberlândia (CSEUB): lugar de cidadania?. 2018.163 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.950pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22517-
dc.description.abstractThe research proposal “Centro Socioeducativo de Uberlândia (CSEUB): Lugar de Cidadania?” has emerged as a topic of interest through the contact with youthful offenders, acting as teacher of the Socio-educational Center of Uberlândia. This condition allowed to experience the daily life of the youthful offenders. The main goal was to analyze the CSEUB Center as a space that promotes the citizenship of young offenders. The specific objectives were: to discuss the Category "Place" as a basis for the understanding of the Socio-educational Center; To know the history of the penalization of youthful offenders before the Brazilian law, from criminalization until the process of socio-education; To question the subjects involved with the CSEUB on the Socio-educational System and the training for citizenship, and To analyze the opinion of the youthful offenders themselves. The Methodology of Research was qualitative with Bibliographic Survey, analysis of the laws that deal with the child and the youth, Fieldwork with the purpose of apply the questionnaires and to know the reality of the CSEUB. 17 professionals in the Uberlândia’s unit were participated, including: Socio-educational Agent, Social Worker, Teachers, Pedagogues and General Attendance. Also, 43 young offenders from Elementary School 2, and 11 adolescent offenders from High School were participated.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdolescente Infratorpt_BR
dc.subjectAgente Socioeducativopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectRessocializaçãopt_BR
dc.subjectPrática Cidadãpt_BR
dc.subjectYoung Offenderspt_BR
dc.subjectSocio-educational Agentpt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectResocializationpt_BR
dc.subjectCitizen Practicept_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectDelinquentes juvenis - Assistência em instituições - Uberlândia (MG)pt_BR
dc.subjectDelinquentes juvenis - Reabilitaçãopt_BR
dc.subjectCentro Socioeducativo de Uberlândiapt_BR
dc.titleCentro Socioeducativo de Uberlândia (CSEUB): lugar de cidadania?pt_BR
dc.title.alternativeSocio-educational Center of Uberlândiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Sampaio, Adriany de Ávila Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767724Y4pt_BR
dc.contributor.referee1Santos , Rosselvelt José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782766A5pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, João Donizete-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791686D2pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4861763E6pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA proposta da pesquisa “Centro Socioeducativo de Uberlândia(CSEUB): Lugar de Cidadania?” surgiu como tema de interesse a partir do convívio com adolescentes infratores, atuando como professor do Centro Socioeducativo de Uberlândia. Essa condição propiciou vivenciar o cotidiano dos adolescentes infratores. O Objetivo geral foi analisar o Centro CSEUB como um Lugar que promove a cidadania de Adolescentes Infratores. Os objetivos específicos eram: Discutir a Categoria Lugar como base para a compreensão do Centro Socioeducativo de Uberlândia, Conhecer o histórico da penalização dos Adolescentes Infratores perante a lei brasileira, desde a criminalização até o processo de socioeducação; Questionar os sujeitos envolvidos com o CSEUB sobre o Sistema Socioeducativo e a formação para a cidadania, e Analisar a opinião dos próprios Adolescentes Infratores. A Metodologia da Pesquisa foi qualitativa com Levantamento Bibliográfico, análise das legislações que tratam da criança e do adolescente, Trabalho de Campo com o propósito de aplicar os questionários e conhecer a realidade do CSEUB. Participaram da Pesquisa 17 profissionais da unidade de Uberlândia, entre eles: Agente Socioeducativo, Assistente Social, Professores, Pedagogos e Atendimento Geral; 43 adolescentes infratores do Ensino Fundamental 2, e 11 adolescentes infratores do Ensino Médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.sizeorduration163pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.950pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CentroSocioeducativoUberlandia.pdf2.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.