Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22517
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Pires, Herivelton Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-02T13:32:25Z | - |
dc.date.available | 2018-10-02T13:32:25Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-02 | - |
dc.identifier.citation | PIRES, Herivelton Pereira. Centro Socioeducativo de Uberlândia (CSEUB): lugar de cidadania?. 2018.163 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.950 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22517 | - |
dc.description.abstract | The research proposal “Centro Socioeducativo de Uberlândia (CSEUB): Lugar de Cidadania?” has emerged as a topic of interest through the contact with youthful offenders, acting as teacher of the Socio-educational Center of Uberlândia. This condition allowed to experience the daily life of the youthful offenders. The main goal was to analyze the CSEUB Center as a space that promotes the citizenship of young offenders. The specific objectives were: to discuss the Category "Place" as a basis for the understanding of the Socio-educational Center; To know the history of the penalization of youthful offenders before the Brazilian law, from criminalization until the process of socio-education; To question the subjects involved with the CSEUB on the Socio-educational System and the training for citizenship, and To analyze the opinion of the youthful offenders themselves. The Methodology of Research was qualitative with Bibliographic Survey, analysis of the laws that deal with the child and the youth, Fieldwork with the purpose of apply the questionnaires and to know the reality of the CSEUB. 17 professionals in the Uberlândia’s unit were participated, including: Socio-educational Agent, Social Worker, Teachers, Pedagogues and General Attendance. Also, 43 young offenders from Elementary School 2, and 11 adolescent offenders from High School were participated. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Adolescente Infrator | pt_BR |
dc.subject | Agente Socioeducativo | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Ressocialização | pt_BR |
dc.subject | Prática Cidadã | pt_BR |
dc.subject | Young Offenders | pt_BR |
dc.subject | Socio-educational Agent | pt_BR |
dc.subject | Teacher | pt_BR |
dc.subject | Resocialization | pt_BR |
dc.subject | Citizen Practice | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Delinquentes juvenis - Assistência em instituições - Uberlândia (MG) | pt_BR |
dc.subject | Delinquentes juvenis - Reabilitação | pt_BR |
dc.subject | Centro Socioeducativo de Uberlândia | pt_BR |
dc.title | Centro Socioeducativo de Uberlândia (CSEUB): lugar de cidadania? | pt_BR |
dc.title.alternative | Socio-educational Center of Uberlândia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sampaio, Adriany de Ávila Melo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767724Y4 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos , Rosselvelt José | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782766A5 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lima, João Donizete | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791686D2 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4861763E6 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | A proposta da pesquisa “Centro Socioeducativo de Uberlândia(CSEUB): Lugar de Cidadania?” surgiu como tema de interesse a partir do convívio com adolescentes infratores, atuando como professor do Centro Socioeducativo de Uberlândia. Essa condição propiciou vivenciar o cotidiano dos adolescentes infratores. O Objetivo geral foi analisar o Centro CSEUB como um Lugar que promove a cidadania de Adolescentes Infratores. Os objetivos específicos eram: Discutir a Categoria Lugar como base para a compreensão do Centro Socioeducativo de Uberlândia, Conhecer o histórico da penalização dos Adolescentes Infratores perante a lei brasileira, desde a criminalização até o processo de socioeducação; Questionar os sujeitos envolvidos com o CSEUB sobre o Sistema Socioeducativo e a formação para a cidadania, e Analisar a opinião dos próprios Adolescentes Infratores. A Metodologia da Pesquisa foi qualitativa com Levantamento Bibliográfico, análise das legislações que tratam da criança e do adolescente, Trabalho de Campo com o propósito de aplicar os questionários e conhecer a realidade do CSEUB. Participaram da Pesquisa 17 profissionais da unidade de Uberlândia, entre eles: Agente Socioeducativo, Assistente Social, Professores, Pedagogos e Atendimento Geral; 43 adolescentes infratores do Ensino Fundamental 2, e 11 adolescentes infratores do Ensino Médio. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Geografia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 163 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.950 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | publicado no crossref antes da rotina xml | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Geografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CentroSocioeducativoUberlandia.pdf | 2.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.