Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22465
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A Arte Polissêmica de José Fortuna: da música sertaneja ao teatro circense (1948-1983)
Título (s) alternativo (s): The Polysemic Art of José Fortuna: from the country music to the circus theater (1948-1983)
Autor: Gutemberg, Jaqueline Souza
Primer orientador: Machado, Maria Clara Tomaz
Primer miembro de la banca: Katrib, Cairo Mohamad Ibrahim
Segundo miembro de la banca: Brito, Diogo Souza
Tercer miembro de la banca: Pereira, Kênia Maria de Almeida
Cuarto miembro de la banca: Santos, Tadeu Pereira dos
Resumen: Este trabalho tem como tema a trajetória artística de José Fortuna rumo ao reconhecimento na cena musical sertaneja entre os anos de 1948 e 1983. Compositor de sucesso, reconhecido entre os pares e pelo público, José Fortuna figura até os dias atuais como um poeta. Sua obra, versátil e polissêmica, encontrou ressonância na produção discográfica de sua época pelos mais renomados intérpretes. Para firmar essa imagem de compositor, José Fortuna construiu uma representação de si, como poeta, escritor, dramaturgo, empreendedor e produtor cultural, a qual lhe permitia criar e controlar sua produção, a partir das condições e dos interesses da época. Com a inserção da música sertaneja no mercado e nos meios de comunicação de massa a partir dos anos de 1950, nem todos os artistas compunham o casting das grandes gravadoras. Diante de tal “esquema”, se manter no mercado da música sertaneja não dependia somente das habilidades ou dom para a música e para as artes. Era preciso, antes, saber jogar, negociar e astutamente, recriar o próprio espaço de atuação (ou atuar em outros, como o circo teatro), em busca de reconhecimento e de maior autonomia. Nessa trajetória foi que José Fortuna, criativamente, aproveitou as brechas dessa rede de produção da música como negócio/produto e tomou as rédeas de sua carreira objetivando ditar as suas próprias regras de produção, gravação e circulação de suas obras para se projetar como compositor na cena discográfica brasileira.
Abstract: This work has as theme the artistic trajectory of José Fortuna towards the recognition in the sertaneja musical scene between the years of 1948 and 1983. Successful composer, recognized among the peers and by the public, José Fortuna figures to the present day as a poet. His work, versatile and polysemic, found resonance in the record production of his time by the most renowned performers. In order to establish this composer image, José Fortuna constructed a representation of himself as a poet, writer, playwright, entrepreneur and cultural producer, which allowed him to create and control his production, based on the conditions and interests of his time. From the 1950s onwards, with the inclusion of sertaneja music in the market and in the mass media, not all the artists composed the casting of the great record companies. Faced with such a "scheme", to remain in the sertaneja music market did not depend only on the skills or gift for music and the arts. It was necessary to know how to play, to negotiate and to shrewdly, to recreate one's acting space (or to act in others, like the circus theater), in search of recognition and greater autonomy. In this trajectory, José Fortuna creatively took advantage of the gaps in this network of music production as a business / product and took the reins of his career aiming to dictate his own rules of production, recording and circulation of his works to project himself as a composer in the Brazilian recording scene.
Palabras clave: Música sertaneja
José Fortuna
Circo-teatro
“Sertaneja” music
Circus theater
História
História e cultura
Música sertaneja - Brasil - História
Fortuna, José, 1923-1983 - Crítica e interpretação
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Cita: GUTEMBERG, Jaqueline Souza. A arte polissêmica de José Fortuna: da música sertaneja ao teatro circense (1948-1983). 2018. 461 p. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.603
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.603
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22465
Fecha de defensa: 6-mar-2018
Aparece en las colecciones:TESE - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ArtePolissemicaJosé.pdf16.96 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.