Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22465
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGutemberg, Jaqueline Souza-
dc.date.accessioned2018-09-17T20:06:14Z-
dc.date.available2018-09-17T20:06:14Z-
dc.date.issued2018-03-06-
dc.identifier.citationGUTEMBERG, Jaqueline Souza. A arte polissêmica de José Fortuna: da música sertaneja ao teatro circense (1948-1983). 2018. 461 p. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.603pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22465-
dc.description.abstractThis work has as theme the artistic trajectory of José Fortuna towards the recognition in the sertaneja musical scene between the years of 1948 and 1983. Successful composer, recognized among the peers and by the public, José Fortuna figures to the present day as a poet. His work, versatile and polysemic, found resonance in the record production of his time by the most renowned performers. In order to establish this composer image, José Fortuna constructed a representation of himself as a poet, writer, playwright, entrepreneur and cultural producer, which allowed him to create and control his production, based on the conditions and interests of his time. From the 1950s onwards, with the inclusion of sertaneja music in the market and in the mass media, not all the artists composed the casting of the great record companies. Faced with such a "scheme", to remain in the sertaneja music market did not depend only on the skills or gift for music and the arts. It was necessary to know how to play, to negotiate and to shrewdly, to recreate one's acting space (or to act in others, like the circus theater), in search of recognition and greater autonomy. In this trajectory, José Fortuna creatively took advantage of the gaps in this network of music production as a business / product and took the reins of his career aiming to dictate his own rules of production, recording and circulation of his works to project himself as a composer in the Brazilian recording scene.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsica sertanejapt_BR
dc.subjectJosé Fortunapt_BR
dc.subjectCirco-teatropt_BR
dc.subject“Sertaneja” musicpt_BR
dc.subjectCircus theaterpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectHistória e culturapt_BR
dc.subjectMúsica sertaneja - Brasil - Históriapt_BR
dc.subjectFortuna, José, 1923-1983 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.titleA Arte Polissêmica de José Fortuna: da música sertaneja ao teatro circense (1948-1983)pt_BR
dc.title.alternativeThe Polysemic Art of José Fortuna: from the country music to the circus theater (1948-1983)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Machado, Maria Clara Tomaz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8996430613976005pt_BR
dc.contributor.referee1Katrib, Cairo Mohamad Ibrahim-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8239652570307384pt_BR
dc.contributor.referee2Brito, Diogo Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6471104670374334pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Kênia Maria de Almeida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6565924641557935pt_BR
dc.contributor.referee4Santos, Tadeu Pereira dos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0780004943876684pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6386827820779836pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema a trajetória artística de José Fortuna rumo ao reconhecimento na cena musical sertaneja entre os anos de 1948 e 1983. Compositor de sucesso, reconhecido entre os pares e pelo público, José Fortuna figura até os dias atuais como um poeta. Sua obra, versátil e polissêmica, encontrou ressonância na produção discográfica de sua época pelos mais renomados intérpretes. Para firmar essa imagem de compositor, José Fortuna construiu uma representação de si, como poeta, escritor, dramaturgo, empreendedor e produtor cultural, a qual lhe permitia criar e controlar sua produção, a partir das condições e dos interesses da época. Com a inserção da música sertaneja no mercado e nos meios de comunicação de massa a partir dos anos de 1950, nem todos os artistas compunham o casting das grandes gravadoras. Diante de tal “esquema”, se manter no mercado da música sertaneja não dependia somente das habilidades ou dom para a música e para as artes. Era preciso, antes, saber jogar, negociar e astutamente, recriar o próprio espaço de atuação (ou atuar em outros, como o circo teatro), em busca de reconhecimento e de maior autonomia. Nessa trajetória foi que José Fortuna, criativamente, aproveitou as brechas dessa rede de produção da música como negócio/produto e tomou as rédeas de sua carreira objetivando ditar as suas próprias regras de produção, gravação e circulação de suas obras para se projetar como compositor na cena discográfica brasileira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration461pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.603pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:TESE - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ArtePolissemicaJosé.pdf16.96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.