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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Grupos de estudos de professores de Ciências: limites e possibilidades para a formação continuada
Título (s) alternativo (s): Groups of studies of science teachers: limits and possibilities for continuing education
Autor: Fernandes, Cláudia Regina Montes Gumerato
Primer orientador: Cunha, Ana Maria de Oliveira
Primer miembro de la banca: Barolli, Elisabeth
Segundo miembro de la banca: Cunha, Myrtes Dias da
Resumen: O presente trabalho tem por objetivo compreender em que medida um Grupo de Estudos, constituído dentro do ambiente escolar, pode se configurar em espaço de formação continuada para professores da área de Ciências, do ponto de vista da reflexividade. Para tanto, tomou como objeto de análise o GE – Ciências da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, a Eseba, escola de aplicação destinada à educação infantil e ao ensino fundamental. Para a construção dos dados, considerou-se a observação e gravação das reuniões do GE, entre 2004 e 2005; registros dos próprios componentes do Grupo acerca de sua formação acadêmica e atuação profissional; entrevistas semiestruturadas, atas e documentos de área, bem como documentação escrita, de fundo público, produzida pela própria Eseba. O estudo foi construído em torno de dois eixos analíticos: Formação Continuada de Professores e Constituição e Movimento de Grupos. Em ambos os eixos visitou-se uma rica literatura acadêmica, produzida por pesquisadores nacionais e estrangeiros. A análise dos dados permitiu concluir que mesmo diante das dificuldades enfrentadas pelos membros do GE – Ciências da Eseba, inerentes sobretudo às questões relacionais, os docentes congregados nele conseguem desenvolver atividades coletivas extremamente relevantes para a Escola. No que diz respeito à efetivação no processo de formação continuada, dentro de uma perspectiva reflexiva, a mesma permanece um desafio ao qual, como observamos, o GE está apto a responder.
Abstract: The objective of this study is to understand to what extent a Group of Studies, constituted within the school environment, can be configured in a space of continuous formation for teachers of Sciences, from the point of view of reflexivity. In order to do so, it took as object of analysis the GE - Sciences of the School of Basic Education of the Federal University of Uberlândia, Eseba, school of application destined to the infantile education and the fundamental education. For the construction of the data, it was considered the observation and recording of the meetings of the GE, between 2004 and 2005; records of the Group's own members about their academic background and professional performance; semi-structured interviews, minutes and area documents, as well as written, public-funded documentation produced by Eseba itself. The study was built around two analytical axes: Continued Formation of Teachers and Constitution and Movement of Groups. In both axes was visited a rich academic literature, produced by national and foreign researchers. The analysis of the data allowed to conclude that even in the face of the difficulties faced by the members of the GE - Sciences of the Eseba, inherent mainly to the relational questions, the teachers gathered in it manage to develop collective activities extremely relevant to the School. With regard to effectiveness in the process of continuous formation, within a reflective perspective, it remains a challenge to which, as we have seen, the GE is able to respond.
Palabras clave: Educação
Professores - Formação
Professores de ciência
Ciência - Formação de professores
Grupo
Formação Continuada
Ciências
Reflexividade
Group
Continuing Education
Reflexivity
Science
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: FERNANDES, Cláudia Regina Montes Gumerato. Grupos de estudos de professores de Ciências: limites e possibilidades para a formação continuada. 2006. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.516
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.516
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22455
Fecha de defensa: 29-ago-2006
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

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