Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22448
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Saberes da docência no ensino superior: interfaces entre formação e profissionalização docente
Título (s) alternativo (s): Knowledge of teaching in higher education: interfaces between training and teaching professionalism
Autor: Corrêa, Avani Maria de Campos
Primer orientador: Baraúna, Silvana Malusá
Primer miembro de la banca: Santos, Adriana Cristina Omena dos
Segundo miembro de la banca: Farias Jr., José Petrúcio de
Resumen: Refletir sobre a docência universitária significou compreender a realidade contemporânea do Ensino Superior, em virtude das novas formas de produção e socialização do conhecimento que estão relacionadas ao mundo globalizado e têm alterado a concepção dessa realidade, demandando o reconhecimento dos diferentes saberes relativos à constituição e à integração destes na prática docente. Esta investigação se insere na linha de pesquisa Mídias, Educação e Comunicação e, basicamente, tem o objetivo central de estudar, identificar e sistematizar a formação e profissionalização do professor no Brasil, enfocando elementos para a questão do ser docente no Ensino Superior. Visa-se tecer inter-relações com os saberes docentes nas perspectivas de Lee S. Shulman, Maurice Tardif, Clermont Gauthier e Selma Garrido Pimenta. No que tange aos objetivos específicos, tenciona-se: a) apresentar a trajetória metodológica utilizada nesta pesquisa; b) contextualizar a formação e profissionalização docente no Brasil, contemplando aspectos históricos, políticos e epistemológicos; e c) refletir sobre os fundamentos teóricos e práticos dos saberes necessários à formação docente no Ensino Superior. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica embasada nos pressupostos da abordagem qualitativa, decorrente de estudos já realizados sobre a temática. Entre os autores referenciados para o trabalho, se destacam, para a Docência Universitária, Veiga (2015), Malusá (2015) e Melo (2007); para a formação e profissionalização docente, Cunha (2007), Saviani (2009; 2010) e Fávero (2006); e para os saberes da docência, Shulman (1996), Tardif (1991), Gauthier (1998) e Pimenta (1999). Os resultados evidenciaram que há um consenso entre os autores de que os saberes servem de base para o ensino e que eles são plurais e provenientes de diversas fontes: instituições formativas, formação profissional, currículos e experiências. Tal fato confirma que os saberes não podem estar desarticulados da sua trajetória e formação, tendo em vista que os saberes são constitutivos do ser docente e servem de referencial para a análise da formação e profissionalização dos professores.
Abstract: Reflecting on university teaching enables to understand the contemporary reality of Higher Education, due to the new ways of production and socialization of knowledge that are related to the globalized world and have altered the conception of this reality, demanding the recognition of different knowledge associated to the constitution and integration of them in the teaching practice. This research is part of the Media, Education and Communication research line and basically has the central objective of studying, identifying and systematizing teacher training and professionalization in Brazil, focusing on the question of being a teacher in Higher Education. It is intended to comment on the interrelation with teaching knowledge in the perspectives of Lee S. Shulman, Maurice Tardif, Clermont Gauthier and Selma Garrido Pimenta. Regarding the specific objectives, it is intended to: a) present the methodological trajectory of this research; b) contextualize teacher training and professionalization in Brazil, including historical, political and epistemological aspects; and c) reflect on the theoretical and practical fundaments of the necessary knowledge for teacher training in Higher Education. It is a bibliographical research based on the assumptions of qualitative approach, resulting from studies already done on the subject. Among the authors referenced for the work, it is highlighted, for the University Teaching, Veiga (2015), Malusá (2015) and Melo (2007); for the teacher training and professionalization, Cunha (2007), Saviani (2009; 2010) and Fávero (2006); and for the teaching knowledges, Shulman (1996), Tardif (1991), Gauthier (1998) and Pimenta (1999). The results showed that there is a consensus among the authors that knowledge is the basis for teaching and that it is plural and comes from different sources: training institutions, vocational training, curricula and experiences. This fact confirms that knowledge cannot be dismantled from its trajectory and formation, as knowledge is constitutive of the teaching being and serve as a reference for the analysis of teacher formation and professionalization.
Palabras clave: Docência Universitária
Formação Docente
Saberes Docentes
University Teaching
Teacher Training
Teacher Knowledges
Educação
Professores universitários - Formação
Prática de ensino
Ensino superior - Formação de professores
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Cita: CORRÊA, Avani Maria de Campos. Saberes da docência no ensino superior: interfaces entre formação e profissionalização docente. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.558.
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.558
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22448
Fecha de defensa: 22-feb-2018
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
SaberesDocênciaEnsino.pdfDissertação1.13 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.