Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22434
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-1658-9561
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Uma proposta de ensino por meio do software geogebra: possibilidades no ensino e aprendizagem da trigonometria no triângulo retângulo
Autor(es): Santos, Anderson de Souza
Primeiro orientador: Oliveira, Cristiane Coppe de
Primeiro membro da banca: Carvalho, Tânia Maria Machado de
Segundo membro da banca: Pires, Rogério Fernando
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido visando propor reflexões acerca do uso das tecnologias digitais com propósitos bem definidos e em consonância com as especificidades de determinados conteúdos matemáticos. Esta pesquisa refere-se a um estudo de caso referente à aplicação de uma proposta didática com ênfase na conceituação de tangente de um ângulo agudo, dentro do tópico da trigonometria no triângulo retângulo. A presente pesquisa foi desenvolvida na disciplina Estágio Supervisionado IV do Curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP), atual Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A sua aplicação se deu nas dependências do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) de Ituiutaba/MG, sob a coordenação do Programa de Educação Tutorial da Matemática (PET Matemática Pontal), no segundo semestre de 2016. Ao todo foram realizadas quatro atividades, todas desenvolvidas dentro da perspectiva da exploração e investigação com o uso das Tecnologias Digitais (TD) voltadas para o ensino e a aprendizagem da Trigonometria no triângulo retângulo. Os resultados obtidos apontam para uma maior facilidade pelos alunos em deduzir, conjecturar e generalizar determinados conceitos a partir da sua interação com o software GeoGebra. Neste contexto a presente pesquisa também propõe uma análise das potencialidades deste software aliado a atividades de caráter investigativo, conforme defendem diversos autores acerca do assunto.
Abstract: The present work was developed aiming at proposing reflections about the use of digital technologies for well defined purposes and in consonance with the specificities of certain mathematical contents. This research refers to a case study concerning the application of a didactic proposal with emphasis on the concept of tangent of an acute angle, within the topic of trigonometry in the triangle rectangle. The present research was developed in the subject Supervised Stage IV of the Course of Mathematics Degree of the Pontal Integrated Sciences Faculty (FACIP), currently Pontal Exact and Natural Sciences Institute (ICENP), Federal University of Uberlândia (UFU). Its application took place at the Federal Institute of the Triângulo Mineiro (IFTM) in Ituiutaba / MG, under the coordination of the Mathematics Tutorial Education Program (PET Mathematics Pontal), in the second half of 2016. In all, four activities were carried out, all developed within the perspective of exploration and research using the Digital Technologies (TD) aimed at the teaching and learning of Trigonometry in the triangle rectangle. The results obtained point out that it is easier for students to deduce, conjecture and generalize certain concepts from their interaction with GeoGebra software. In this context, the present research also proposes an analysis of the potentialities of this software allied to investigative activities, as several authors have argued about the subject.
Palavras-chave: Proposta didática
Tangente de um ângulo agudo
Trigonometria no triângulo retângulo
GeoGebra
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SANTOS, Anderson de Souza. Uma proposta de ensino por meio do software GeoGebra: possibilidades no ensino e aprendizagem da trigonometria no triângulo retângulo. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22434
Data de defesa: 9-Jul-2018
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma proposta de ensino.pdf2.74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.