Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22417
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Um perfil profissional de diretoras escolares: trabalho, gênero e educação em escolas do ensino fundamental de Uberlândia
Título(s) alternativo(s): A professional profile of female headmasters: work, gender and education in primary schools in Uberlândia
Autor(es): Coutinho, Priscila Muniz
Primeiro orientador: Vannuchi, Maria Lúcia
Primeiro membro da banca: Souza, Márcio Ferreira de
Segundo membro da banca: Gracioli, Maria Madalena
Resumo: Análise qualitativa da influência dos estereótipos de gênero na construção do perfil profissional das diretoras escolares da cidade de Uberlândia (MG) procurando perceber como a divisão sexual do trabalho configura-se neste campo laboral. A partir da discussão sobre gênero, trabalho e educação verificamos a complexa articulação das esferas da vida privada e pública e a concepção de gênero de diretoras de escolas municipais de Ensino Fundamental I. Por meio da pesquisa de campo e bibliográfica desenvolvemos a análise de conteúdo de questionários socioeconômicos e entrevistas semiestruturadas realizadas em 2016, com oito participantes. Também comparamos as informações coletadas em nível local com dados nacionais do SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica - de 2003, 2007 e 2015 observando se há projeção de dados registrados em nível nacional no contexto local e o delineamento do fenômeno do teto de vidro na carreira das diretoras escolares. A pesquisa identifica que a reprodução e naturalização de estereótipos de gênero na educação formal interfere na carreira e atuação das mulheres que ascendem à gestão escolar. Usamos o resgate histórico do processo de feminização da mão de obra da educação básica para desconstruir o estereótipo da mulher enquanto educadora natural que transforma a atuação profissional destas trabalhadoras em uma extensão do campo doméstico-familiar. A partir das recorrências discursivas na fala das entrevistadas verificamos que o sexismo e a cultura de dominação masculina que marcam as sociedades ocidentais permeiam o trabalho das diretoras impondo subjetivamente a adequação à tal identidade prioritária da mulher e dificultam a compreensão acerca da fluidez de gênero e das múltiplas sexualidades.
Abstract: We perform a qualitative analysis on the influence of gender stereotypes in order to comprehend how sexual division of work sets up in the construction of the professional profile of female headmasters of primary schools in Uberlândia-MG. From the argumentation on labor, gender and education we verify the complex articulation of the private and public spheres and the gender perception of female headmasters of basic education municipal schools. By means of field and bibliographical research, we develop the content analysis of socioeconomic questionnaires and semi-structured interviews which were conducted in 2016 with eight participants. We also compare the information collected from the interviews to national SAEB data from 2003, 2007 and 2015 remarking if there is a projection of data recorded at the national level in the local context and the delineation of the glass ceiling phenomenon in the career of female headmasters. Our research identifies that the reproduction and naturalization of gender stereotypes in formal education interfere with the career and performance of women who uprise school management. We use the historical review of the feminization process of the basic education workforce in order to deconstruct the stereotype of women as natural educators which convert the professional performance of these workers to an extension of the family domestic field. From the discursive recurrences in the speech of the interviewees, we find that the sexism and the culture of male domination that mark the western societies permeate the work of the female headmasters subjectively imposing the adjustment to such a priority identity women and make difficult the understanding about the fluidity of gender and the multiple sexualities.
Palavras-chave: Trabalho
Work
Gênero
Gender
Estereótipos
Stereotypes
Diretoras
Female headmaster
Escola
Primary school
Sociologia
Diretores escolares
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Referência: COUTINHO, Priscila Muniz. Um perfil profissional de diretoras escolares: trabalho, gênero e educação em escolas do ensino fundamental de Uberlândia. 2018. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.406
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.406
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22417
Data de defesa: 6-Jun-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PerfilProfissionalDiretoras.pdfDissertação9.06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.