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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22408
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Simulação computacional do escoamento na seção de exaustão do motor PT6A-34 |
Alternate title (s): | Computational simulation of the flow in the exhaust section of the PT6A-34 engine |
Author: | Costa, Kimberlly |
First Advisor: | Vedovotto, João Marcelo |
First member of the Committee: | Tsuruta, Karina Mayumi |
Second member of the Committee: | Damasceno, Marcelo Maia Ribeiro |
Summary: | A propulsão é um dos setores aeronáuticos que buscam a maximização do desempenho de aeronaves, visando maior alcance, menores custos e maiores potências. Seguindo esta linha, este trabalho tem o objetivo de avaliar computacionalmente o escoamento na seção de exaustão do motor turbopropulsor (turbo-hélice) PT6A-34. Para isto foram realizadas três diferentes configurações para o bocal e tubo de exaustão, sendo a primeira com tubo de seção constante, a segunda com tubo com multi-seções (afilado) e a terceira com a parte interna do cubo de exaustão modificada. As simulações utilizando CFD foram realizadas com o software desenvolvido no Laboratório de Mecânica dos Fluidos da Universidade Federal de Uberlândia, Fluids3D e a análise dos resultados foi feita com o software ParaView. Os resultados de velocidade e vorticidade obtidos levam à conclusão de que o projeto interno do cubo do motor PT6A-34 possui a configuração necessária para melhor contribuição dos gases de exaustão na propulsão. Já com relação à configuração dos tubos, o perfil com multi-seções pode acarretar em maiores contribuições para a propulsão, mas deve-se realizar um estudo mais aprofundado para averiguar suas vantagens e/ou desvantagens. |
Abstract: | Propulsion is one of the aeronautical sectors that seeks to maximize aircraft performance, aiming for greater range, lower costs and greater power. Following this line, this work has the objective of computationally evaluating the flow in the exhaust section of the turboprop engine (turbo-propeller) PT6A-34. For this, three different configurations were made for the nozzle and exhaust pipe, the first one with a constant section pipe, the second with a multi-section pipe (tapered) and the third with the inner part of the exhaust hub modified. The simulations using CFD were performed with the software developed in the Laboratory of Fluid Mechanics of the Federal University of Uberlândia, Fluids3D and the analysis of the results was done with ParaView software. The results of velocity and vorticity obtained lead to the conclusion that the internal design of the PT6A-34 motor hub has the necessary configuration for better contribution of the exhaust gases in the propulsion. Regarding the configuration of the tubes, the profile with multi-sections may lead to greater contributions to propulsion, but a more in-depth study should be carried out to ascertain the advantages and/or disadvantages of this configuration. |
Keywords: | propulsão CFD Escoamento Turbulência PT6A-34 Exaustão Motor turbo-hélice Propulsion Flow Nozzle Turbulence Turboprop |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::PROPULSAO AEROESPACIAL::COMBUSTAO E ESCOAMENTO COM REACOES QUIMICAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | COSTA, Kimberlly. Simulação computacional do escoamento na seção de exaustão do motor PT6A-34. 2018. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22408 |
Date of defense: | 28-Jun-2018 |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Aeronáutica |
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SimulaçãoComputacionalEscoamento.pdf | 7.35 MB | Adobe PDF | View/Open |
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