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dc.creatorCosta, Kimberlly-
dc.date.accessioned2018-09-03T14:14:18Z-
dc.date.available2018-09-03T14:14:18Z-
dc.date.issued2018-06-28-
dc.identifier.citationCOSTA, Kimberlly. Simulação computacional do escoamento na seção de exaustão do motor PT6A-34. 2018. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22408-
dc.description.abstractPropulsion is one of the aeronautical sectors that seeks to maximize aircraft performance, aiming for greater range, lower costs and greater power. Following this line, this work has the objective of computationally evaluating the flow in the exhaust section of the turboprop engine (turbo-propeller) PT6A-34. For this, three different configurations were made for the nozzle and exhaust pipe, the first one with a constant section pipe, the second with a multi-section pipe (tapered) and the third with the inner part of the exhaust hub modified. The simulations using CFD were performed with the software developed in the Laboratory of Fluid Mechanics of the Federal University of Uberlândia, Fluids3D and the analysis of the results was done with ParaView software. The results of velocity and vorticity obtained lead to the conclusion that the internal design of the PT6A-34 motor hub has the necessary configuration for better contribution of the exhaust gases in the propulsion. Regarding the configuration of the tubes, the profile with multi-sections may lead to greater contributions to propulsion, but a more in-depth study should be carried out to ascertain the advantages and/or disadvantages of this configuration.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipPetrobrás - Petróleo Brasileiro S.Apt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectpropulsãopt_BR
dc.subjectCFDpt_BR
dc.subjectEscoamentopt_BR
dc.subjectTurbulênciapt_BR
dc.subjectPT6A-34pt_BR
dc.subjectExaustãopt_BR
dc.subjectMotor turbo-hélicept_BR
dc.subjectPropulsionpt_BR
dc.subjectFlowpt_BR
dc.subjectNozzlept_BR
dc.subjectTurbulencept_BR
dc.subjectTurboproppt_BR
dc.titleSimulação computacional do escoamento na seção de exaustão do motor PT6A-34pt_BR
dc.title.alternativeComputational simulation of the flow in the exhaust section of the PT6A-34 enginept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vedovotto, João Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5630598971511798pt_BR
dc.contributor.referee1Tsuruta, Karina Mayumi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5352211753451130pt_BR
dc.contributor.referee2Damasceno, Marcelo Maia Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4823183966617695pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2792234259066595pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA propulsão é um dos setores aeronáuticos que buscam a maximização do desempenho de aeronaves, visando maior alcance, menores custos e maiores potências. Seguindo esta linha, este trabalho tem o objetivo de avaliar computacionalmente o escoamento na seção de exaustão do motor turbopropulsor (turbo-hélice) PT6A-34. Para isto foram realizadas três diferentes configurações para o bocal e tubo de exaustão, sendo a primeira com tubo de seção constante, a segunda com tubo com multi-seções (afilado) e a terceira com a parte interna do cubo de exaustão modificada. As simulações utilizando CFD foram realizadas com o software desenvolvido no Laboratório de Mecânica dos Fluidos da Universidade Federal de Uberlândia, Fluids3D e a análise dos resultados foi feita com o software ParaView. Os resultados de velocidade e vorticidade obtidos levam à conclusão de que o projeto interno do cubo do motor PT6A-34 possui a configuração necessária para melhor contribuição dos gases de exaustão na propulsão. Já com relação à configuração dos tubos, o perfil com multi-seções pode acarretar em maiores contribuições para a propulsão, mas deve-se realizar um estudo mais aprofundado para averiguar suas vantagens e/ou desvantagens.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration67pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::PROPULSAO AEROESPACIAL::COMBUSTAO E ESCOAMENTO COM REACOES QUIMICASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Aeronáutica

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