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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Modelagem matemática e sistema embarcado em DSP/FPGA para acionamento e controle de um GRV 8/6 com estimativa em tempo real das curvas de indutância e conjugado.
Título(s) alternativo(s): Mathematical modeling and system embedded in DSP/FPGA for SRM control with real time estimation of the inductance and conjugate
Autor(es): Fidelis, Ricardo Tirone
Primeiro orientador: Gomes, Luciano Coutinho
Primeiro coorientador: Viajante, Ghunter paulo
Primeiro membro da banca: Andrade, Darizon Alves
Segundo membro da banca: Domingos, José Luis
Resumo: Este trabalho apresenta uma contribuição ao estudo da Máquina a Relutância Variável, apresentando a construção de uma plataforma experimental capaz de realizar o acionamento da Máquina a Relutância Variável como gerador, disponibilizando todos os circuitos, componentes e elementos necessários ao acionamento da máquina. Foi desenvolvido um algoritmo para o acionamento utilizando DSP/FPGA, ambos conectados a um sistema supervisório desenvolvido especificamente para este trabalho. É apresentado uma análise das curvas de indutância da MRV e desenvolvida uma modelagem matemática que permite reproduzir as curvas através de polinômios para utilização em ferramentas de simulação e no acionamento para estimação da indutância instantânea e conjugado. Também é apresentado um estudo do comportamento dinâmico da MRV operando como gerador em relação a modificação de alguns parâmetros operacionais como carga, velocidade, tensão de excitação, ângulos de chaveamento e falta de fase.
Abstract: This work presents a contribution to the study of the Variable Reluctance Machine, presenting the construction of an experimental platform capable of carrying out the reluctance of the machine as a generator, making available all the circuits, components and elements necessary to drive the machine. An algorithm was developed for the drive using DSP / FPGA, both connected to a supervisory system developed specifically for this work. An analysis of MRV inductance curves is presented and a mathematical modeling is developed that allows to reproduce the curves through polynomials for use in simulation tools and in the drive for estimation of the instantaneous and torque inductance. It is also presented a study of the dynamic behavior of the Switched Reluctance Machine operating as a generator in relation to the modification of some operational parameters such as load, speed, excitation voltage, switching angles and lack of phase.
Palavras-chave: Engenharia Elétrica
Máquinas Elétricas - Modelos Matemáticos
Máquinas Elétricas - Simulação
Máquina a relutância variável
Gerador
Bancada de acionamento
Estimador em tempo real da indutância
Switched reluctance machine
Generator
Workbench for drive
Inductance estimator
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Referência: Fidelis, Ricardo Tirone. Modelagem Matemática e Sistema Embarcado em DSP/FPGA para Acionamento e Controle de um GRV 8/6 com Estimativa em Tempo Real das Curvas de Indutância e Conjugado - Uberlândia. 2018. 176 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1152
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1152
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22335
Data de defesa: 27-Jun-2018
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