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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22323
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Análise experimental da deformação cíclica em testes de indentação instrumentada: Efeito Shakedown |
Alternate title (s): | Experimental analysis of cyclic deformation in instrumented indentation tests: Shakedown Effect |
Author: | Pereira, Ana Paula |
First Advisor: | Silva Junior, Washington Martins da |
First member of the Committee: | Raslan, Alberto Arnaldo |
Second member of the Committee: | Teles, Vinicius Carvalho |
Summary: | Shakedown é o nome do efeito da transição do comportamento do material que ao ser submetido a carregamentos cíclicos, inicialmente responde plasticamente, e após uma determinada quantidade de ciclos de carregamento passam a responder de forma perfeitamente elástica. Esse tipo de fenômeno ocorre em situações de carregamento cíclico e com alta tensão de contato como o contato roda-trilho de uma ferrovia. Um diagrama que relaciona carga e atrito pode ser usado para prever a resposta do material em variadas condições de operação, possibilitando a escolha de materiais e parâmetros operacionais que proporcionarem o melhor desempenho da ferrovia. Dessa forma, a correta escolha de parâmetros operacionais garante uma boa capacidade de carga e boa frenagem, associados à uma boa vida útil do material solicitado. Uma das formas de realizar a análise de deformação plástica é através de ensaios de dureza instrumentada. Nesse trabalho, um equipamento foi adaptado para a realização de testes de dureza instrumentada em posições controladas de uma amostra. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é reproduzir o fenômeno shakedown através de ensaios de indentação instrumentada em uma mesma posição. |
Abstract: | Shakedown is the name of the effect of the transition of the behavior of the material that when submitted to cyclic loading, initially responds plastically, and after a certain amount of loading cycles respond to a perfectly elastic response. This type of phenomenon occurs in situations of cyclic loading and with high contact stresses such as wheel-rail contact of a railway. A load and friction-related diagram can be used to predict material response under varying operating conditions, allowing the choice of materials and operating parameters that provide the best performance of the railway. Thus, the correct choice of operational parameters guarantees good load capacity and good braking, associated to a good life of the requested material. in addition to analyzing the influence of different mechanical properties and friction on the shakedown phenomenon in wheel-rail contact when subjected to a cyclical loading for a possible technological alternative in order to solve tribological problems in the construction of structural projects. One of the ways to analyze the plastic deformation is through instrumented hardness tests. In this work, an equipment was adapted to perform instrument hardness tests in controlled positions of a sample. Thus, the objective of this work is to reproduce the shakedown phenomenon through instrumented indentation tests in the same position. |
Keywords: | Carregamento Cíclico Efeito Shakedown Atrito Indentação Instrumentada Cyclic Loading Shakedown Effect Friction Instrumented Indentation |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | PEREIRA, Ana Paula. Análise experimental da deformação cíclica em testes de indentação instrumentada: Efeito Shakedown. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica). Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22323 |
Date of defense: | 12-Jul-2018 |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Mecânica |
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AnaliseExperimentalDeformacao.pdf | Análise Experimental da Deformação Cíclica em Testes de Indentação Instrumentada: Efeito Shakedown | 1.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
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