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dc.creatorPereira, Ana Paula-
dc.date.accessioned2018-08-20T12:55:07Z-
dc.date.available2018-08-20T12:55:07Z-
dc.date.issued2018-07-12-
dc.identifier.citationPEREIRA, Ana Paula. Análise experimental da deformação cíclica em testes de indentação instrumentada: Efeito Shakedown. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica). Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22323-
dc.description.abstractShakedown is the name of the effect of the transition of the behavior of the material that when submitted to cyclic loading, initially responds plastically, and after a certain amount of loading cycles respond to a perfectly elastic response. This type of phenomenon occurs in situations of cyclic loading and with high contact stresses such as wheel-rail contact of a railway. A load and friction-related diagram can be used to predict material response under varying operating conditions, allowing the choice of materials and operating parameters that provide the best performance of the railway. Thus, the correct choice of operational parameters guarantees good load capacity and good braking, associated to a good life of the requested material. in addition to analyzing the influence of different mechanical properties and friction on the shakedown phenomenon in wheel-rail contact when subjected to a cyclical loading for a possible technological alternative in order to solve tribological problems in the construction of structural projects. One of the ways to analyze the plastic deformation is through instrumented hardness tests. In this work, an equipment was adapted to perform instrument hardness tests in controlled positions of a sample. Thus, the objective of this work is to reproduce the shakedown phenomenon through instrumented indentation tests in the same position.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCarregamento Cíclicopt_BR
dc.subjectEfeito Shakedownpt_BR
dc.subjectAtritopt_BR
dc.subjectIndentação Instrumentadapt_BR
dc.subjectCyclic Loadingpt_BR
dc.subjectShakedown Effectpt_BR
dc.subjectFrictionpt_BR
dc.subjectInstrumented Indentationpt_BR
dc.titleAnálise experimental da deformação cíclica em testes de indentação instrumentada: Efeito Shakedownpt_BR
dc.title.alternativeExperimental analysis of cyclic deformation in instrumented indentation tests: Shakedown Effectpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva Junior, Washington Martins da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769549P2pt_BR
dc.contributor.referee1Raslan, Alberto Arnaldo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787991J4pt_BR
dc.contributor.referee2Teles, Vinicius Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9112076380397532pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoShakedown é o nome do efeito da transição do comportamento do material que ao ser submetido a carregamentos cíclicos, inicialmente responde plasticamente, e após uma determinada quantidade de ciclos de carregamento passam a responder de forma perfeitamente elástica. Esse tipo de fenômeno ocorre em situações de carregamento cíclico e com alta tensão de contato como o contato roda-trilho de uma ferrovia. Um diagrama que relaciona carga e atrito pode ser usado para prever a resposta do material em variadas condições de operação, possibilitando a escolha de materiais e parâmetros operacionais que proporcionarem o melhor desempenho da ferrovia. Dessa forma, a correta escolha de parâmetros operacionais garante uma boa capacidade de carga e boa frenagem, associados à uma boa vida útil do material solicitado. Uma das formas de realizar a análise de deformação plástica é através de ensaios de dureza instrumentada. Nesse trabalho, um equipamento foi adaptado para a realização de testes de dureza instrumentada em posições controladas de uma amostra. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é reproduzir o fenômeno shakedown através de ensaios de indentação instrumentada em uma mesma posição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration46pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Mecânica

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