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dc.creatorCruz, Rodrigo Vicente-
dc.creatorCarvalho, Vitor Hugo Queiroz de-
dc.date.accessioned2018-08-17T14:40:52Z-
dc.date.available2018-08-17T14:40:52Z-
dc.date.issued2018-07-09-
dc.identifier.citationCRUZ, R. V.; CARVALHO, V. H. Q. Estudo experimental do desempenho aerodinâmico de um modelo automotivo padrão em derrapagem com a inserção de um cilindro sobre a lateral do corpo. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia-MG, Brasil.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22313-
dc.description.abstractThe present work was aimed at the definition of the gains in performance of a vehicle in crosswind conditions with an additional cylinder installed on its side, influencing the boundary layer and the recirculation bubble dynamics in the downstream region by means of perturbations. The work, including all its contents, is based on experimental investigations operated by applying three different approaches: flow visualization, efforts measure supported by a wind-tunnel balance and wall pressure evaluation accomplished through static pressure sensors installed in the back of the model. Initially, the flow visualizations have been investigated to get informations on the near-wall region and orientate the further tests accordingly. Thus, the performance parameters have been determined applying the measures of the wind-tunnel balance, and the pressure measurements have been taken to assist the understanding of the achieved results without the employment of more sophisticated visualization techniques.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesempenho aerodinâmico de veículos em derrapagempt_BR
dc.subjectAutomotive aerodynamics performancept_BR
dc.subjectAerodinâmica veicular experimental, ganho de desempenho em aerodinâmica veicularpt_BR
dc.subjectExperimental automotive aerodynamics, gain of performance in automotive aerodynamicspt_BR
dc.titleEstudo experimental do desempenho aerodinâmico de um modelo automotivo padrão em derrapagem com a inserção de um cilindro sobre a lateral do corpo.pt_BR
dc.title.alternativeExperimental investigation of the aerodynamic performance of a standard automotive model in crosswind condition with an additional cylinder fixed on its sidept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vedovotto, João Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5630598971511798pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Odenir de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8197975215358295pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Pedro Ricardo Corrêa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6231558060501147pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2556746684965829pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem como objetivo determinar os ganhos de desempenho que se pode obter com a inserção de um cilindro, como perturbação do escoamento, na lateral exposta ao vento de um veículo hatch em derrapagem. Todo o trabalho foi baseado em ensaios experimentais de visualização, medição de esforços e também da pressão estática na traseira do modelo. Os estudos foram iniciados a partir dos ensaios de visualização com o intuito de compreender melhor os fenômenos ao nível parietal e orientar o início dos ensaios de esforços subsequentes. Assim, os parâmetros de desempenho foram determinados a partir das medidas de esforços com o uso de uma balança aerodinâmica e os ensaios de pressão foram realizados para auxiliar a compreensão dos resultados encontrados sem que se fosse necessário utilizar técnicas de visualização de escoamento mais avançadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration37pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::AERODINAMICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Aeronáutica

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