Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22299
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Processo de ensino e aprendizagem em uma banda mirim: considerações à luz da abordagem histórico-cultural |
Título(s) alternativo(s): | Teaching and learning process in a mirim band: considerations in the light of the historical-cultural approach |
Autor(es): | Coimbra, Sara Jane Rezende Ribeiro |
Primeiro orientador: | Barbosa, Maria Flávia Silveira |
Primeiro membro da banca: | Reis, Jane Maria dos Santos |
Segundo membro da banca: | Morato, Cíntia Thaís |
Terceiro membro da banca: | Machado, André Campos |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo principal compreender os processos de ensino e aprendizagem da música ocorridos na Banda Mirim “Maestro Elias Antônio Daia” de Ituiutaba - Minas Gerais, sob a perspectiva da psicologia histórico-cultural, sendo Vigotski seu principal expoente. Vigotski, psicólogo russo, nasceu na metade do século XIX, e participou de um período conturbado da história da Rússia: a Revolução de 1917. Os principais conceitos da teoria de Vigotski trabalhados são as funções psicológicas, abrangendo então as funções interpsíquicas e intrapsíquicas, a memória natural e cultural, os conceitos espontâneos e científicos, as funções psíquicas elementares e superiores, a questão da mediação e por fim, os dois níveis de desenvolvimento da aprendizagem da criança: nível de desenvolvimento real e a zona de desenvolvimento iminente. Na pesquisa é utilizado o estudo de caso. A coleta de dados das observações dos ensaios da Banda Mirim foi realizada entre 11 de agosto de 2015 a 20 de abril de 2017, totalizando 12 ensaios. Para registro dos dados, utilizou-se Diário de campo. Conclui-se que, na análise dos episódios/recortes, através da psicologia histórico-cultural, há uma maior compreensão sobre os processos de ensino e aprendizagem que envolve a prática do professor em sala de aula. |
Abstract: | This dissertation has as main objective to understand the processes of teaching and learning of music occurred in the Band Mirim "Maestro Elias Antônio Daia" of Ituiutaba - Minas Gerais, from the perspective of historical-cultural psychology, being Vigotski its main exponent. Vygotsky, a Russian psychologist, was born in the late nineteenth century, and participated in a troubled period in the history of Russia: the Revolution of 1917. The main concepts of Vygotsky's theory worked are the psychological functions, covering then the interpsychic and intrapsychic functions, the natural and cultural memory, spontaneous and scientific concepts, elementary and higher psychic functions, the question of mediation, and finally, the two levels of development of the child's learning: the level of real development and the zone of imminent development. In the research the case study is used. Data collection from observations of the Mirim Band tests was performed between August 11, 2015 and April 20, 2017, totaling 12 trials. To record the data, we used Field Diary. It is concluded that in the analysis of the episodes/cuts, through historical-cultural psychology, there is a greater understanding about the teaching and learning processes that involves the practice of the teacher in the classroom. |
Palavras-chave: | Educação Musical Banda Lev Vigotski Psicologia histórico-cultural Musical Education Historical-cultural psychology Band Música Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Música |
Referência: | COIMBRA, Sara Jane Rezende Ribeiro. Processo de ensino e aprendizagem em uma banda mirim: considerações à luz da abordagem histórico-cultural. 2018. 80 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.405 |
Identificador do documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.405 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22299 |
Data de defesa: | 2-Jul-2018 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ProcessoEnsinoAprendizagem.pdf | ProcessoEnsinoAprendizagem | 4.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.