Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22299
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCoimbra, Sara Jane Rezende Ribeiro-
dc.date.accessioned2018-08-16T14:50:30Z-
dc.date.available2018-08-16T14:50:30Z-
dc.date.issued2018-07-02-
dc.identifier.citationCOIMBRA, Sara Jane Rezende Ribeiro. Processo de ensino e aprendizagem em uma banda mirim: considerações à luz da abordagem histórico-cultural. 2018. 80 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.405pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22299-
dc.description.abstractThis dissertation has as main objective to understand the processes of teaching and learning of music occurred in the Band Mirim "Maestro Elias Antônio Daia" of Ituiutaba - Minas Gerais, from the perspective of historical-cultural psychology, being Vigotski its main exponent. Vygotsky, a Russian psychologist, was born in the late nineteenth century, and participated in a troubled period in the history of Russia: the Revolution of 1917. The main concepts of Vygotsky's theory worked are the psychological functions, covering then the interpsychic and intrapsychic functions, the natural and cultural memory, spontaneous and scientific concepts, elementary and higher psychic functions, the question of mediation, and finally, the two levels of development of the child's learning: the level of real development and the zone of imminent development. In the research the case study is used. Data collection from observations of the Mirim Band tests was performed between August 11, 2015 and April 20, 2017, totaling 12 trials. To record the data, we used Field Diary. It is concluded that in the analysis of the episodes/cuts, through historical-cultural psychology, there is a greater understanding about the teaching and learning processes that involves the practice of the teacher in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Musicalpt_BR
dc.subjectBandapt_BR
dc.subjectLev Vigotskipt_BR
dc.subjectPsicologia histórico-culturalpt_BR
dc.subjectMusical Educationpt_BR
dc.subjectHistorical-cultural psychologypt_BR
dc.subjectBandpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934pt_BR
dc.titleProcesso de ensino e aprendizagem em uma banda mirim: considerações à luz da abordagem histórico-culturalpt_BR
dc.title.alternativeTeaching and learning process in a mirim band: considerations in the light of the historical-cultural approachpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Maria Flávia Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798207P3pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Jane Maria dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133134Z8pt_BR
dc.contributor.referee2Morato, Cíntia Thaís-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707598A8pt_BR
dc.contributor.referee3Machado, André Campos-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=2FC831AF2666314A5746CECA9CE37FC2pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo principal compreender os processos de ensino e aprendizagem da música ocorridos na Banda Mirim “Maestro Elias Antônio Daia” de Ituiutaba - Minas Gerais, sob a perspectiva da psicologia histórico-cultural, sendo Vigotski seu principal expoente. Vigotski, psicólogo russo, nasceu na metade do século XIX, e participou de um período conturbado da história da Rússia: a Revolução de 1917. Os principais conceitos da teoria de Vigotski trabalhados são as funções psicológicas, abrangendo então as funções interpsíquicas e intrapsíquicas, a memória natural e cultural, os conceitos espontâneos e científicos, as funções psíquicas elementares e superiores, a questão da mediação e por fim, os dois níveis de desenvolvimento da aprendizagem da criança: nível de desenvolvimento real e a zona de desenvolvimento iminente. Na pesquisa é utilizado o estudo de caso. A coleta de dados das observações dos ensaios da Banda Mirim foi realizada entre 11 de agosto de 2015 a 20 de abril de 2017, totalizando 12 ensaios. Para registro dos dados, utilizou-se Diário de campo. Conclui-se que, na análise dos episódios/recortes, através da psicologia histórico-cultural, há uma maior compreensão sobre os processos de ensino e aprendizagem que envolve a prática do professor em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Músicapt_BR
dc.sizeorduration80pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.405pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProcessoEnsinoAprendizagem.pdfProcessoEnsinoAprendizagem4.43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.