Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22245
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Alinhamento da universidade corporativa com as estratégias organizacionais considerando a tipologia de Miles e Snow
Título(s) alternativo(s): Alignment of the corporate university with the organizational strategies considering the typology of miles and snow
Autor(es): Mello, Bruno
Primeiro orientador: Domingues, Carlos Roberto
Primeiro membro da banca: Bueno, Janaína Maria
Segundo membro da banca: Lopes, José Eduardo Ferreira
Terceiro membro da banca: Moraes, Rodrigo Bombonati de Souza
Resumo: O processo de produzir material para formação e desenvolvimento de funcionários nas organizações enfrenta diferentes obstáculos. A experiência deste pesquisador, atuando no mercado de vídeos corporativos desde 2005, sugere algumas dessas barreiras: i) falta de aderência de funcionários com os conteúdos dos programas de treinamento e desenvolvimento, ii) indecisão dos profissionais responsáveis pelas ações de educação corporativa sobre o formato do projeto de formação, exigindo numerosas reuniões de briefing de conteúdo, iii) desperdício de material produzido nos programas de desenvolvimetno, em decorrência da desatualização das informações difundidas no curso, obrigando o descarte de trilhas de conhecimento com vídeos finalizados. Por essas observações, destaca-se o desgaste dos recursos humanos produzindo e divulgando conteúdo sem reflexo efetivo nos resultados dessas organizações, bem como o desperdício de esforços de tantos outros funcionários, que por consequência precisam absorver respectivos temas, concorrendo com suas atribuições da rotina de trabalho, sem que isso implique numa melhora de produtividade. Orientada por estes apontamentos, a presente pesquisa dirigiu seu foco para os alicerces que sustentam os programas de treinamento e desenvolvimento nas organizações. Dentre alguns desses fundamentos ou objetivos, um dos principais, segundo teoria sobre o tema de Educação Corporativa, é o alinhamento entre a Estratégia Organizacional e as Universidades Corporativas por meio de seus programas de desenvolvimento de funcionários. Neste sentido, o presente estudo contribuiu, do ponto de vista teórico, com a discussão sobre o mapeamento e a necessidade de alinhamento estratégico nas organizações, com vistas a vantagem competitiva destas no mercado em que atuam, partindo da Estratégia Organizacional para os programas das Universidades Corporativas. Como procedimentos metodológicas este estudo adotou a abordagem Qualitativa, tipo Descritiva e Analítica, método Estudo de Casos Múltiplos, tendo como procedimento técnico de coleta de dados um Questionário e uma Entrevista Semiestruturada. O lócus da pesquisa foi a Empresa A, atuando no setor de medicina diagnóstica, a Empresa B, atuando no setor de serviços e a Empresa C, atuando no setor de comércio e distribuição. Os resultados obtidos sugerem a existência de alinhamento estratégico mais delineado entre a estratégia organizacional e as ações de educação corporativa promovidas pela Universidade Corporativa na Empresa A, em função da proximidade com a elaboração da Estratégia, ao passo que nas Empresas B e C, as unidades de Universidade Corporativa encontram-se descoladas da estratégia organizacional seja por não participarem diretamente de sua elaboração, ou por não estarem alinhadas com os programas de formação da área de recursos humanos, replicando conteúdos com visões diferentes para o mesmo público, ou finalmente, por não terem desenvolvida estrutura suficiente para atender todas as demandas de formação exigidas pelas empresas a que estão subordinadas. Como aplicação prática desta pesquisa, foi proposto a relação entre dois instrumentos de coleta de dados: um questionário de classificação da estratégia baseado em Miles e Snow (1978) e uma estrevista semiestruturada com roteiro de perguntas voltado para a investigação das ações de formação propostas pelas Universidades Corporativas da empresas estudadas.
Abstract: The difficulty in producing training material and the development of employees in organizations face different obstacles. The experience of this researcher, working in the corporate video market since 2005, suggests some of these barriers: i) lack of adherence of employees with the contents of training and development programs, ii) indecision of professionals responsible for corporate education actions on the format of the training project, requiring numerous content briefing meetings, (iii) wastage of material produced in the development programs, due to the outdated information disseminated in the course, forcing the discarding of knowledge tracks with finished videos. Due to these observations, it is important to highlight the erosion of human resources by producing and disseminating content without effective reflection on the results of these organizations, as well as the waste of efforts of so many other employees, who consequently need to absorb their themes, competing with their work, without this implying an improvement in productivity. Guided by these notes, the present research focused its focus on the foundations that support training and development programs in organizations. Among some of these fundamentals or objectives, one of the main, second theory on the subject of Corporate Education is the alignment between the Organizational Strategy and the Corporate Universities through its employee development programs. In this sense, the present study contributed, from the theoretical point of view, with the discussion about the mapping and the need for strategic alignment in the organizations, with a view to their competitive advantage in the market in which they work, starting from the Organizational Strategy for the programs of the Universities Corporate. As methodological procedures this study adopted the Qualitative approach, Descriptive and Analytical type, Multiple Case Study method, having as a technical procedure of data collection a Questionnaire and a Semistructured Interview. The locus of the research was Company A, working in the diagnostic medicine sector, Company B, working in the service sector and Company C, working in the commerce and distribution sector. The results obtained suggest the existence of a more strategic alignment between the organizational strategy and the corporate education actions promoted by the Corporate University in Company A, due to the proximity to the Strategy, while in Companies B and C the Corporate University are detached from the organizational strategy either because they do not participate directly in its elaboration, or because they are not aligned with the training programs of the human resources area, replicating content with different visions for the same public, or, finally, sufficient structure to meet all the training demands demanded by the companies to which they are subordinated. As a practical application of this research, the relationship between two instruments of data collection was proposed: a strategy classification questionnaire based on Miles and Snow (1978), and a semi-structured interview with a questionnaire aimed at investigating the training actions proposed by Corporate Universities of the companies studied.
Palavras-chave: Recursos Humanos
Human Resources
Educação Corporativa
Corporative education
Universidade Corporativa
Corporate University
Estratégia Organizacional
Organizational Strategy
Tipologia Miles e Snow
Miles and Snow Typology
Administração
Recursos Humanos
Planejamento empresarial
Recursos humanos - Treinamento
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Administração
Referência: MELLO, Bruno. Alinhamento da universidade corporativa com as estratégias organizacionais considerando a tipologia de Miles e Snow. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.565.
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.565
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22245
Data de defesa: 28-Fev-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)

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