Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22236
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Implementação de uma biblioteca gráfica multiplataforma utilizando OpenGL e GLFW
Autor(es): Okano, William Johnson dos Santos
Primeiro orientador: Backes, André Ricardo
Primeiro membro da banca: Escarpinati, Mauricio Cunha
Segundo membro da banca: Carvalho, William Chaves de Souza
Resumo: A dificuldade de aprendizagem de programação pode ser causada por várias razões, como a incapacidade de compreensão de algoritmos por este ser um conceito muito abstrato. Várias são as formas utilizadas no ensino de algoritmos e estruturas de controle. Este trabalho apresenta uma proposta de biblioteca para auxiliar o ensino de programação, utilizando conceitos gráficos para facilitar o entendimento das estruturas de programa- ção. A solução proposta tem como foco desenvolver uma biblioteca multiplataforma, com um conjunto de funções simples para gerenciamento de elementos gráficos, bem como a elaboração de um guia de utilização e sua respectiva documentação.
Abstract: The difficulty of programming learning can be caused by several reasons such as the inability to understand algorithms because this is a very abstract concept. There are several forms used in teaching algorithms and control structures. This work presents a library proposal to assist the teaching of programming, using graphical concepts to facilitate the understanding of the programming structures. The proposed solution focuses on developing a multiplatform library, with a simple set of functions for graphics management, as well as the elaboration of a user guide and its respective documentation.
Palavras-chave: Biblioteca de funções
Elementos gráficos
OpenGL
Function library
Graphical elements
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::PROCESSAMENTO GRAFICO (GRAPHICS)
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: OKANO, William Johnson dos Santos. Implementação de uma biblioteca gráfica multiplataforma utilizando OpenGL e GLFW. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22236
Data de defesa: 20-Jul-2018
Aparece nas coleções:TCC - Sistemas de Informação (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ImplementacaoBibliotecaGrafica.pdfTCC520.33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.