Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22229
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Jogo de empresas: aplicação do jogo e contribuição para o aprendizado de alunos de graduação
Alternate title (s): Game of companies: application of the game and contribution to the learning of undergraduate students
Author: Magnago, Barbara Scaramussa
First Advisor: Queiroz, Lísia de Melo
Summary: A utilização de jogos de empresas como forma de ensino têm-se difundido para complementar o aprendizado da teoria na prática, por meio da simulação empresarial, devido há dificuldade existente em relacioná-las. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo geral verificar os benefícios adquiridos com relação a conhecimentos e habilidades, através da participação no Jogo de Empresas, de estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Para isso, foi aplicado o B.E.S.T GAME- Business Expenses Savings Training Game, em duas turmas de alunos do curso de Ciências Contábeis do 1° ao 10° período, totalizando 50 participações, nos meses de setembro e outubro de 2016, utilizando-se como base um estudo de 1995, para investigar como o método de jogo de empresas se concretiza na dimensão estudantil proporcionando aquisição de conhecimento a participantes de diferentes idades e períodos de estudo. Foi realizado uma pesquisa quantitativa, descritiva, com a análise dos dados por meio do questionário de avaliação dos jogos de empresas (QJE), questionário adaptado do estudo de Antônio Carlos Aidar Sauaia. Esse foi avaliação por meio da Escala de Likert,, onde as alternativas possuíam avaliação na escala de 1 a 6. A análise estatística foi realizado por meio do software SPSS utilizando a versão 20.0, gerando a aplicação de análise fatorial, onde variáveis foram agrupadas por fatores de influência na aquisição de habilidades e conhecimentos sob os dados obtidos. Os resultados obtidos evidenciaram, que o jogo de empresas agregam conhecimentos aos participantes nas áreas de conhecimento do negócio, custos e marketing por ser lúdico e promover integração entre todos os participantes, podendo assim colocar em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Keywords: Jogo de empresas
Business Game
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MAGNAGO, Barbara Scaramussa. Jogos de empresas: Aplicação dos jogos e contribuição para o aprendizado de alunos da graduação. 2018. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22229
Date of defense: 4-May-2018
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JogosEmpresasAplicação.pdf299.27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.