Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22182
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: As trilhas sonoras dos jogos de videogame: um estudo com jovens na cidade de Uberlândia-MG
Título(s) alternativo(s): The soundtracks of videogame: a study with young people in the city of Uberlândia-MG
Autor(es): Nascimento, Sabrina de Fatima Pereira
Primeiro orientador: Oliveira, Fernanda de Assis
Primeiro membro da banca: Morato, Cintia Thais
Segundo membro da banca: Soares, José
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral compreender quais são as trilhas sonoras de videogames e como essas são utilizadas pelos jovens. Especificamente, buscou examinar quais são os critérios de seleção dos jogos eletrônicos; identificar os jogos eletrônicos utilizados pelos jovens; verificar se a trilha sonora interfere na escolha do videogame; averiguar quais são as trilhas sonoras dos jogos eletrônicos; analisar os estilos musicais que são mais recorrentes nos principais jogos eletrônicos escolhidos e questionar as relações estabelecidas pelos os jovens junto a trilha sonora. Para o alcance dos resultados desta pesquisa, a metodologia utilizada teve a abordagem qualitativa (Neves,1996; Godoy, 1995). A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada (Manzini, 1991).
Abstract: This work had as general objective to understand what are the soundtracks of video games and how these are used by young people. Specifically, it sought to examine the selection criteria of electronic games; identify electronic games used by young people; check if the soundtrack interferes with the choice of video game; find out what the soundtracks of electronic games are; analyze the musical styles that are most recurring in the main electronic games chosen and question the relationships established by the young people along the soundtrack. To achieve the results of this research, the methodology used had the qualitative approach (Neves, 1996; Godoy, 1995). The technique of data collection was the semi-structured interview (Manzini, 1991).
Palavras-chave: educação musical
tecnologias
trilhas sonoras
preferencias musicais
musical education
soundtracks
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: NASCIMENTO, S.F.P. As trilhas sonoras dos jogos de videogame: um estudo com jovens na cidade de Uberlândia-MG. 2017. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22182
Data de defesa: 19-Dez-2017
Aparece nas coleções:TCC - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TrilhasSonorasVideogames.pdf937.68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.