Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22176
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Discípulo que aprende, mestre que dá lição: uma análise sobre o processo formativo da capoeira, na perspectiva do grupo Semente do Jogo de Angola
Alternate title (s): Learning Disciple, teacher who gives lesson: an analysis of the formative process of capoeira, from the perspective of the group Seed of the Game of Angola
Author: Goulart, Lucas Machado
First Advisor: Meira, Renata Bittencourt
First member of the Committee: Abib, Pedro Rodolpho Jungers
Second member of the Committee: Marques, Maria do Perpétuo Socorro Calixto
Summary: Este trabalho se propõe a investigar as transformações ocorridas no processo de ensinoaprendizagem da Capoeira Angola, dentro da linhagem dos mestres Pastinha, João Pequeno e Jogo de Dentro, abordando os esforços formativos e as estratégias de ensino desses mestres. O autor articula sua experiência pessoal enquanto capoeirista à pesquisa bibliográfica e à pesquisa de campo, que se apresentam como os principais recursos metodológicos da dissertação. O trabalho apresenta uma breve contextualização histórica sobre a Capoeira Angola, o que facilita o entendimento acerca de questões sociais e políticas que guardam relações diretas com as transformações no processo de ensinoaprendizagem ao longo dos tempos. Ao analisar a metodologia de ensino dos mestres, observou-se que as mesmas apresentam semelhanças acrescidas de contribuições pessoais, o que lhes confere autenticidade. Nota-se, também, uma transição na lógica de ensino, que segue o caminho da oitiva para os treinamentos, sistematizados e no interior das academias de Capoeira Angola. Transformações que refletem o caráter dinâmico dessa tradição que, jogando com o tempo, se ressignifica a cada “volta ao mundo”.
Abstract: This paper intends to investigate the transformations that occurred in the teaching-learning process of Capoeira Angola, within the lineage of the masters Pastinha, João Pequeno and Jogo de Dentro, approaching the formative efforts and teaching strategies of these masters. The author articulates his personal experience as a capoeirista to bibliographical research and field research, which are presented as the main methodological resources of the dissertation. The paper presents a brief historical context about Capoeira Angola, which facilitates the understanding about social and political issues that are directly related to the changes in the teaching-learning process throughout history. In analyzing the particular master’s teaching methodology, it was observed that each one presents similarities added of personal contributions, which gives it authenticity. There is also a transition in the teaching logic, which follows the path from the oitiva to the trainings, systematized and inside the academies of Capoeira Angola. Transformations that reflect the dynamic character of this tradition that, playing with time, resigns itself with each “volta ao mundo”.
Keywords: Ensino-aprendizagem
Teaching-Learning
Treinamento
Corpo
Ancestralidade
Tradição
Training
Body
Ancestry
Tradition
Artes cênicas
Capoeira
Corpo-movimento
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Quote: GOULART, Lucas Machado. Discípulo que aprende, mestre que dá lição: uma análise sobre o processo formativo da capoeira, na perspectiva do grupo Semente do Jogo de Angola - Uberlândia. 2018. 103 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1407.
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1407
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22176
Date of defense: 30-May-2018
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DiscipuloAprendeMestre.pdfDissertação2.65 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.