Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22176
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Discípulo que aprende, mestre que dá lição: uma análise sobre o processo formativo da capoeira, na perspectiva do grupo Semente do Jogo de Angola
Título(s) alternativo(s): Learning Disciple, teacher who gives lesson: an analysis of the formative process of capoeira, from the perspective of the group Seed of the Game of Angola
Autor(es): Goulart, Lucas Machado
Primeiro orientador: Meira, Renata Bittencourt
Primeiro membro da banca: Abib, Pedro Rodolpho Jungers
Segundo membro da banca: Marques, Maria do Perpétuo Socorro Calixto
Resumo: Este trabalho se propõe a investigar as transformações ocorridas no processo de ensinoaprendizagem da Capoeira Angola, dentro da linhagem dos mestres Pastinha, João Pequeno e Jogo de Dentro, abordando os esforços formativos e as estratégias de ensino desses mestres. O autor articula sua experiência pessoal enquanto capoeirista à pesquisa bibliográfica e à pesquisa de campo, que se apresentam como os principais recursos metodológicos da dissertação. O trabalho apresenta uma breve contextualização histórica sobre a Capoeira Angola, o que facilita o entendimento acerca de questões sociais e políticas que guardam relações diretas com as transformações no processo de ensinoaprendizagem ao longo dos tempos. Ao analisar a metodologia de ensino dos mestres, observou-se que as mesmas apresentam semelhanças acrescidas de contribuições pessoais, o que lhes confere autenticidade. Nota-se, também, uma transição na lógica de ensino, que segue o caminho da oitiva para os treinamentos, sistematizados e no interior das academias de Capoeira Angola. Transformações que refletem o caráter dinâmico dessa tradição que, jogando com o tempo, se ressignifica a cada “volta ao mundo”.
Abstract: This paper intends to investigate the transformations that occurred in the teaching-learning process of Capoeira Angola, within the lineage of the masters Pastinha, João Pequeno and Jogo de Dentro, approaching the formative efforts and teaching strategies of these masters. The author articulates his personal experience as a capoeirista to bibliographical research and field research, which are presented as the main methodological resources of the dissertation. The paper presents a brief historical context about Capoeira Angola, which facilitates the understanding about social and political issues that are directly related to the changes in the teaching-learning process throughout history. In analyzing the particular master’s teaching methodology, it was observed that each one presents similarities added of personal contributions, which gives it authenticity. There is also a transition in the teaching logic, which follows the path from the oitiva to the trainings, systematized and inside the academies of Capoeira Angola. Transformations that reflect the dynamic character of this tradition that, playing with time, resigns itself with each “volta ao mundo”.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Teaching-Learning
Treinamento
Corpo
Ancestralidade
Tradição
Training
Body
Ancestry
Tradition
Artes cênicas
Capoeira
Corpo-movimento
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Referência: GOULART, Lucas Machado. Discípulo que aprende, mestre que dá lição: uma análise sobre o processo formativo da capoeira, na perspectiva do grupo Semente do Jogo de Angola - Uberlândia. 2018. 103 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1407.
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1407
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22176
Data de defesa: 30-Mai-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DiscipuloAprendeMestre.pdfDissertação2.65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.