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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorGoulart, Lucas Machado-
dc.date.accessioned2018-08-03T18:41:40Z-
dc.date.available2018-08-03T18:41:40Z-
dc.date.issued2018-05-30-
dc.identifier.citationGOULART, Lucas Machado. Discípulo que aprende, mestre que dá lição: uma análise sobre o processo formativo da capoeira, na perspectiva do grupo Semente do Jogo de Angola - Uberlândia. 2018. 103 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1407.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22176-
dc.description.abstractThis paper intends to investigate the transformations that occurred in the teaching-learning process of Capoeira Angola, within the lineage of the masters Pastinha, João Pequeno and Jogo de Dentro, approaching the formative efforts and teaching strategies of these masters. The author articulates his personal experience as a capoeirista to bibliographical research and field research, which are presented as the main methodological resources of the dissertation. The paper presents a brief historical context about Capoeira Angola, which facilitates the understanding about social and political issues that are directly related to the changes in the teaching-learning process throughout history. In analyzing the particular master’s teaching methodology, it was observed that each one presents similarities added of personal contributions, which gives it authenticity. There is also a transition in the teaching logic, which follows the path from the oitiva to the trainings, systematized and inside the academies of Capoeira Angola. Transformations that reflect the dynamic character of this tradition that, playing with time, resigns itself with each “volta ao mundo”.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching-Learningpt_BR
dc.subjectTreinamentopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectAncestralidadept_BR
dc.subjectTradiçãopt_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectAncestrypt_BR
dc.subjectTraditionpt_BR
dc.subjectArtes cênicaspt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectCorpo-movimentopt_BR
dc.titleDiscípulo que aprende, mestre que dá lição: uma análise sobre o processo formativo da capoeira, na perspectiva do grupo Semente do Jogo de Angolapt_BR
dc.title.alternativeLearning Disciple, teacher who gives lesson: an analysis of the formative process of capoeira, from the perspective of the group Seed of the Game of Angolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Meira, Renata Bittencourt-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723570Y3pt_BR
dc.contributor.referee1Abib, Pedro Rodolpho Jungers-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792784Z5pt_BR
dc.contributor.referee2Marques, Maria do Perpétuo Socorro Calixto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706948A3pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4497747Y6pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se propõe a investigar as transformações ocorridas no processo de ensinoaprendizagem da Capoeira Angola, dentro da linhagem dos mestres Pastinha, João Pequeno e Jogo de Dentro, abordando os esforços formativos e as estratégias de ensino desses mestres. O autor articula sua experiência pessoal enquanto capoeirista à pesquisa bibliográfica e à pesquisa de campo, que se apresentam como os principais recursos metodológicos da dissertação. O trabalho apresenta uma breve contextualização histórica sobre a Capoeira Angola, o que facilita o entendimento acerca de questões sociais e políticas que guardam relações diretas com as transformações no processo de ensinoaprendizagem ao longo dos tempos. Ao analisar a metodologia de ensino dos mestres, observou-se que as mesmas apresentam semelhanças acrescidas de contribuições pessoais, o que lhes confere autenticidade. Nota-se, também, uma transição na lógica de ensino, que segue o caminho da oitiva para os treinamentos, sistematizados e no interior das academias de Capoeira Angola. Transformações que refletem o caráter dinâmico dessa tradição que, jogando com o tempo, se ressignifica a cada “volta ao mundo”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.sizeorduration103pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1407pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

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