Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22081
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A qualidade de cursos em um campus fora de sede: um estudo sob a ótica discente a partir da escala Hedperf
Título(s) alternativo(s): The quality of courses in a campus outside of headquarters: a study under the student optics from the Hedperf scale
Autor(es): Silva, Ricardo Henrique Soares da
Primeiro orientador: Silva, Marli Auxiliadora da
Primeiro membro da banca: Vilela, Marcus Sérgio Satto
Segundo membro da banca: Prado, Rejane Alexandrina Domingues Pereira do
Resumo: Buscou-se, nesta pesquisa descritiva, identificar a opinião de discentes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social, de uma mesma Unidade Acadêmica em um campus fora de sede, sobre a qualidade destes [cursos], utilizando as dimensões da escala Higher Education Performance (Hedperf). Os dados, coletados por meio de levantamento (survey) com o uso de questionários, após tabulados evidenciaram que a maioria dos discentes, nos quatro cursos, concordam com a existência de qualidade em todas as dimensões - reputação, acesso, aspectos acadêmicos, conteúdos programáticos e aspectos não acadêmicos. Confirmou-se que os discentes concordam que as dimensões avaliadas, em todos os cursos, apresentam qualidade, destacando-se como melhor avaliadas as dimensões “Reputação” e “Acesso”. “Conteúdos Programáticos” e “Aspectos Não Acadêmicos”, em todos os cursos, são as dimensões com os índices mais baixos de concordância quanto a qualidade, especialmente em relação a planos de ensino flexíveis e estruturados e, ainda, quanto a serviços prestados por pessoal administrativo. Chama a atenção o curso de Engenharia de Produção, que entre todos, apresentou os menores índices concordância quanto à avaliação da qualidade em todas as dimensões.
Abstract: The aim of this descriptive research was to identify the opinion of students of the Administration, Accounting Sciences, Production Engineering and Social Work courses of the same Academic Unit on an off campus, on the quality of these [courses], using the dimensions of the Higher Education Performance (Hedperf) scale. The data, collected through a survey with the use of questionnaires, after tabulations showed that most of the students in the four courses agree with the existence of quality in all dimensions - reputation, access, academic aspects, programmatic content and non-academic aspects. It was confirmed that the students agree that the dimensions evaluated, in all the courses, present quality, emphasizing as best evaluated the dimensions “Reputation” and “Access”. “Programmatic Content” and “Non-Academic Aspects” in all courses are the dimensions with the lowest quality-concordance indices, especially in relation to flexible and structured teaching plans, and also for services provided by staff administrative. It is noteworthy the course of Production Engineering, which among all, presented the lowest indices of quality assessment in all dimensions.
Palavras-chave: Qualidade
Ótica discente
Escala Hedperf
Cursos de graduação
Quality
Student optics
Hedperf scale
Undergraduate courses
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Ricardo Henrique Soares da. A qualidade de cursos em um campus fora de sede: um estudo sob a ótica discente a partir da escala Hedperf. 2018. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22081
Data de defesa: 14-Jul-2018
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
QualidadeCursosGraduação.pdf947.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.