Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22064
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Dificuldades para o uso da informática no ensino: percepção de professores de matemática após 40 anos da inserção digital no contexto educacional brasileiro
Título (s) alternativo (s): Difficulties in the use of information technology in teaching: the perception of mathematics teachers after 40 years of digital insertion into the Brazilian education context
Autor: Cardoso, Maria Clara Santos do Amaral
Primer orientador: Figueira-Sampaio, Aleandra da Silva
Primer miembro de la banca: Veiga, Cristiano Henrique Antonelli da
Segundo miembro de la banca: Santos, Eliane Elias Ferreira dos
Resumen: Embora haja um discurso positivo do potencial dos recursos digitais no ensino, a implementação nas práticas docentes não é efetiva. O objetivo do trabalho foi identificar as dificuldades enfrentadas por professores para a adoção da informática na prática docente. A pesquisa foi realizada com professores de matemática do ensino fundamental II de escolas públicas. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário (escala de Likert) com fatores limitantes no processo de formação e no uso do laboratório de informática. Os resultados mostram que persistem antigos problemas: deficiência na formação docente e na infraestrutura dos laboratórios, insegurança quanto às práticas docentes, mesmo após 40 anos da inserção digital na educação brasileira. Exceto a gestão escolar que tem entendido seu papel nesse importante processo.
Abstract: Although there exists a positive discourse potential concerning digital resources for teaching, its implementation in teaching practices has shown to be ineffective. The objective behind this present study was to identify the difficulties faced by teachers in the adoption of information technology into teaching practices. The study was performed using mathematics teachers from elementary II classes in public schools. In order to collect the necessary data a questionnaire was developed (Likert scale) with limiting factors in the training process as well as in information technology laboratory use. The results show that there still remain old problems: deficiency in teacher formation and in the infrastructure of laboratories, insecurity concerning teaching practices, even after 40 years of digital insertion into Brazilian education processes. Except for school management that has understood its role in this important process.
Palabras clave: Formação docente
Laboratório de informática
Ensino fundamental
Fatores limitantes
Teacher training
Computer lab
Elementary school
Limiting factors
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: CARDOSO, Maria Clara Santos do Amaral. Dificuldades para o uso da informática no ensino: percepção de professores de matemática após 40 anos da inserção digital no contexto educacional brasileiro. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22064
Fecha de defensa: 13-jul-2018
Aparece en las colecciones:TCC - Gestão da Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DificuldadesUsoInformática.pdfTCC1.09 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.