Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22053
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorCarvalho, Arthur Rodrigues-
dc.date.accessioned2018-07-26T12:47:01Z-
dc.date.available2018-07-26T12:47:01Z-
dc.date.issued2018-06-20-
dc.identifier.citationCARVALHO, Arthur Rodrigues. Dr. Strangelove (1964) e a composição do imaginário da Guerra Fria: mentalidades, paranoias e risadas nervosas. 2018. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22053-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória e Cinemapt_BR
dc.subjectStanley Kubrickpt_BR
dc.subjectGuerra Friapt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectMedopt_BR
dc.subjectHumorpt_BR
dc.titleDr. Strangelove (1964) e a composição do imaginário da Guerra Fria: mentalidades, paranoias e risadas nervosaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Campo, Mônica Brincalepe-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0905245325390054pt_BR
dc.contributor.referee1Spini, Ana Paula-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3188333917470405pt_BR
dc.contributor.referee2Paranhos, Kátia Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5727089712546469pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5132006813452350pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA partir de uma análise fílmica e histórica do longa Dr. Strangelove (1964) de Stanley Kubrick, em meio ao estudo de outras fontes além do filme em si, a presente monografia busca explorar conceitos caros à história que se faziam presentes no momento da Guerra Fria, no qual temos a produção e estreia de nossa principal fonte nos Estados Unidos. Inicialmente temos a atmosfera de medo e a paranoia constantes na qual vivam os contemporâneos ao recorte do presente estudo, emaranhada no imaginário e na mentalidade dos espectadores, que viviam a tensão difundida diariamente pelos meios de comunicação como os noticiários ou a publicidade governamental com caráter informacional, mas que intensificava o sentimento de mal-estar generalizado. O oposto complementar a essa característica que também será explorado é o humor, devido a sua intensa presença no filme de Kubrick. Ao extrapolar o conceito presente na obra, será possível entender a existência de uma ótica cômica para outros aspectos daquele momento histórico que tende a ser lido como obscuro devido a sombra do cogumelo atômico, mas que, exatamente por beirar o absurdo, talvez carregue em si elementos de ironia e humor negro, interessantes ao estudo a ser desenvolvido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration110pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOSpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
StrangeloveComposiçãoImaginário.pdf4.14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.