Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22053Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Carvalho, Arthur Rodrigues | - |
| dc.date.accessioned | 2018-07-26T12:47:01Z | - |
| dc.date.available | 2018-07-26T12:47:01Z | - |
| dc.date.issued | 2018-06-20 | - |
| dc.identifier.citation | CARVALHO, Arthur Rodrigues. Dr. Strangelove (1964) e a composição do imaginário da Guerra Fria: mentalidades, paranoias e risadas nervosas. 2018. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22053 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | História e Cinema | pt_BR |
| dc.subject | Stanley Kubrick | pt_BR |
| dc.subject | Guerra Fria | pt_BR |
| dc.subject | Imaginário | pt_BR |
| dc.subject | Medo | pt_BR |
| dc.subject | Humor | pt_BR |
| dc.title | Dr. Strangelove (1964) e a composição do imaginário da Guerra Fria: mentalidades, paranoias e risadas nervosas | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Campo, Mônica Brincalepe | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0905245325390054 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Spini, Ana Paula | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3188333917470405 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Paranhos, Kátia Rodrigues | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5727089712546469 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5132006813452350 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | A partir de uma análise fílmica e histórica do longa Dr. Strangelove (1964) de Stanley Kubrick, em meio ao estudo de outras fontes além do filme em si, a presente monografia busca explorar conceitos caros à história que se faziam presentes no momento da Guerra Fria, no qual temos a produção e estreia de nossa principal fonte nos Estados Unidos. Inicialmente temos a atmosfera de medo e a paranoia constantes na qual vivam os contemporâneos ao recorte do presente estudo, emaranhada no imaginário e na mentalidade dos espectadores, que viviam a tensão difundida diariamente pelos meios de comunicação como os noticiários ou a publicidade governamental com caráter informacional, mas que intensificava o sentimento de mal-estar generalizado. O oposto complementar a essa característica que também será explorado é o humor, devido a sua intensa presença no filme de Kubrick. Ao extrapolar o conceito presente na obra, será possível entender a existência de uma ótica cômica para outros aspectos daquele momento histórico que tende a ser lido como obscuro devido a sombra do cogumelo atômico, mas que, exatamente por beirar o absurdo, talvez carregue em si elementos de ironia e humor negro, interessantes ao estudo a ser desenvolvido. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | História | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 110 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOS | pt_BR |
| Appears in Collections: | TCC - História (Uberlândia) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| StrangeloveComposiçãoImaginário.pdf | 4.14 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
