Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22053
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Dr. Strangelove (1964) e a composição do imaginário da Guerra Fria: mentalidades, paranoias e risadas nervosas
Autor(es): Carvalho, Arthur Rodrigues
Primeiro orientador: Campo, Mônica Brincalepe
Primeiro membro da banca: Spini, Ana Paula
Segundo membro da banca: Paranhos, Kátia Rodrigues
Resumo: A partir de uma análise fílmica e histórica do longa Dr. Strangelove (1964) de Stanley Kubrick, em meio ao estudo de outras fontes além do filme em si, a presente monografia busca explorar conceitos caros à história que se faziam presentes no momento da Guerra Fria, no qual temos a produção e estreia de nossa principal fonte nos Estados Unidos. Inicialmente temos a atmosfera de medo e a paranoia constantes na qual vivam os contemporâneos ao recorte do presente estudo, emaranhada no imaginário e na mentalidade dos espectadores, que viviam a tensão difundida diariamente pelos meios de comunicação como os noticiários ou a publicidade governamental com caráter informacional, mas que intensificava o sentimento de mal-estar generalizado. O oposto complementar a essa característica que também será explorado é o humor, devido a sua intensa presença no filme de Kubrick. Ao extrapolar o conceito presente na obra, será possível entender a existência de uma ótica cômica para outros aspectos daquele momento histórico que tende a ser lido como obscuro devido a sombra do cogumelo atômico, mas que, exatamente por beirar o absurdo, talvez carregue em si elementos de ironia e humor negro, interessantes ao estudo a ser desenvolvido.
Palavras-chave: História e Cinema
Stanley Kubrick
Guerra Fria
Imaginário
Medo
Humor
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CARVALHO, Arthur Rodrigues. Dr. Strangelove (1964) e a composição do imaginário da Guerra Fria: mentalidades, paranoias e risadas nervosas. 2018. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22053
Data de defesa: 20-Jun-2018
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
StrangeloveComposiçãoImaginário.pdf4.14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.