Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21978
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Processo de alfabetização e letramento: a visão das professoras alfabetizadoras |
Autor: | Oliveira, Márcia Maria Coelho da Silva |
Primer orientador: | Oliveira, Lúcia Helena Moreira de Medeiros |
Primer miembro de la banca: | Silva, Fernanda Duarte Araujo |
Segundo miembro de la banca: | Souza, Vilma Aparecida de |
Resumen: | Este texto apresenta discussões sobre a alfabetização e o letramento, tema de extrema relevância na formação continuada de professores. Os motivos que nos levaram a aprofundar na temática foram nossas inquietações e indagações sobre como o processo de alfabetização e letramento se realiza efetivamente. Nesse sentido, especificamente, nossa proposição e problemática norteadora da pesquisa foi como as professoras alfabetizadores entendiam o processo de alfabetização e letramento, suas dificuldades e desafios. As indagações levantadas fundamentam-se em teorias produzidas pelos principais autores e estudiosos da área, como: Soares (1990-1999- 2004); Kramer (1990); Tfouni (1995), Cunha (2002), Kleiman (2005), Freire (2008), selecionadas em artigos, dissertações e trabalhos científicos sobre o tema, para que essa pesquisa científica tenha validade. Assim, o objetivo geral da pesquisa foi analisar e compreender o processo de alfabetização a partir da perspectiva das professoras alfabetizadoras ao atuarem com crianças de 1º e 2º anos do ensino fundamental em escolas estaduais, ao mesmo tempo, identificar a concepção de alfabetização e letramento que as professoras trazem e refletir sobre ela com base na literatura específica; identificar os desafios, os problemas que elas enfrentam. O estudo configurou-se qualitativo e por isso, tomamos a entrevista como forma de coleta de dados por ser uma técnica bastante usada no campo de atuação das ciências sociais, e por ser favorável à aquisição de informações sobre o que sabem os sujeitos a respeito do específico tema. De acordo com os resultados constatamos que os desafios e as dificuldades que as professoras alfabetizadoras enfrentam para alfabetizar e letrar na atualidade estão relacionados com a indisciplina, a falta de apoio da família e as dificuldades de aprendizagens das crianças. Percebemos ainda, que as concepções do que significam alfabetização e letramento, variam muito entre as professoras entrevistadas, e, que a metade delas não consegue conceituar tais termos. |
Abstract: | This text presents discussions about literacy and inicial reading instruction, a topic of extreme relevance in initial and continuing teacher education. The reasons that led us to delve duper the theme were our concerns and questions about how the process of literacy and inicial reading instruction takes place effectively. In this sense, specifically, our proposition and problematic guiding research was how literacy teachers understood the process of literacy and inicial reading instruction, its difficulties and challenges. The questions raised are based on theories produced by the main authors and scholars of the área, such as: Soares (1990- 1999- 2004); Kramer (1990); Tfouni (1995); Cunha (2000); Kleiman (200); Freire (2008) selected in articles, dissertations and scientific Works on the subject, for this scientific research to be valid. Thus, the general objective of the research was to analyze and understand the process of litaracy from the teachers literacy perspective when working with children of the first and second years of elementery school, in state schools, at the same time, identify the conception of literacy and inicial reading instruction that the teachers brings and to reflect about it based on the specific literature; identify the challenges, the problems they face. The study was qualitative and therefore, we took the interview as a form of data collection because it is a technique widely used in the field of social sciences, and because it is favorable to the Acquisition of information about what the subjects know about this inicial reading instruction specific theme. According to the results, we find that the challenges and difficulties that teachers literacy face in literacy and inicial reading instruction today are related with children’s indispline, lack of family support and children’s difficulty learning. We also realized that teachers have a conception of what literacy and inicial reading instruction are, but they can’t conceptualize such terms. |
Palabras clave: | Alfabetização Literacy Letramento Inicial Reading Instruction Alfabetizadoras Literacy |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | OLIVEIRA, Márcia Maria Coelho da Silva. Processo de alfabetização e letramento: a visão das professoras alfabetizadoras. 2017. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21978 |
Fecha de defensa: | 19-jul-2017 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ProcessoAlfabetizaçãoLetramento.pdf | TCC | 982.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.