Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21976
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Demanda por ovos produzidos em sistemas livres de gaiolas: motivação, estratégias e estruturas de governança
Autor: Godinho Junior, Elves Cleber
Primer orientador: Raineri, Camila
Primer miembro de la banca: Casartelli, Elenice Maria
Segundo miembro de la banca: Dias, Ana Luisa Neves Alvarenga
Resumen: O objetivo deste trabalho foi investigar os fatores que levam ao surgimento da demanda de empresas de alimentícias por ovos produzidos com melhor nível de bem-estar animal, e de que forma esta transição pode interferir na configuração das estruturas de governança do setor. Esta pesquisa representou um estudo de caso, e foi realizada em quatro etapas. Na primeira etapa foi feito o levantamento de empresas de alimentos destinados ao consumo humano que estejam em processo de transição para comercializarem apenas ovos produzidos em sistemas livres de gaiolas. Na segunda foi feito o contato com as respectivas empresas e selecionada uma para participar da pesquisa. Na terceira etapa foi elaborado um questionário e aplicado à empresa participante, e finalmente na quarta etapa foram realizadas análises e interpretações qualitativas das informações levantadas. Os dados foram obtidos de uma multinacional do ramo de massas, molhos e biscoitos, que acredita que os atuais fornecedores não serão suficientes para atender sua futura demanda pelos ovos. A empresa adotará a certificação dos sistemas de produção para selecionar novos fornecedores e prevê aumento dos custos de produção, que não devem ser repassados aos consumidores. As motivações que levaram a empresa a exigir ovos produzidos com maior grau de bem-estar animal foram manter sua competitividade no mercado em um futuro próximo, e também seguir valores éticos. A manutenção dos fornecedores atuais e buscas de novos fornecedores, o uso de ferramentas de certificação dos produtos e a utilização de contratos para compra de ovos serão estratégias adotadas pela empresa para a transição. Espera-se que ocorra aumento da especificidade dos ativos e das incertezas, mantendo-se a frequência das transações. Os pressupostos comportamentais se manterão presentes e o ambiente institucional tende a se caracterizar por uma maior valorização pela sociedade da ética e bem-estar na produção animal. Com o aumento do número de empresas que adotarem essas exigências com relação à compra de ovos a tendência é que as relações de governança entre os compradores e fornecedores de ovos se alterem para as formas híbridas, deixando de ser apenas por via mercado.
Palabras clave: Bem estar
Custos de transação
Mercado
Nova Economia Institucional
Postura
Welfare
Transaction Costs
Market
New Institutional Economy
Posture
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: GODINHO JUNIOR, Elves Cleber. Demanda por ovos produzidos em sistemas livres de gaiolas: motivação, estratégias e estruturas de governança. 2018. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21976
Fecha de defensa: 9-jul-2018
Aparece en las colecciones:TCC - Zootecnia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DemandaOvosProduzidos.pdf739.67 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.