Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21963
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Análise das contribuições da disciplina de Didática Geral para a formação de professores de Química |
Autor: | Martins, Evellyn Priscila Nunes |
Primer orientador: | Teixeira Júnior, José Gonçalves |
Primer miembro de la banca: | Richter, Leonice Matilde |
Segundo miembro de la banca: | Lima de Oliveira, Roberto Dalmo Varallo |
Resumen: | Este trabalho busca responder à questão: Quais as contribuições da disciplina Didática Geral para a formação de futuros professores de Química? Para isso, foram analisadas as concepções de indivíduos envolvidos neste processo de formação inicial docente, ou seja, alunos e professores de um curso de Licenciatura em Química, em uma Instituição de Ensino Superior. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores que atuam neste curso de Licenciatura – dois deles que ministram disciplinas relacionadas ao ensino de Química e, outros dois que ministram a disciplina Didática Geral para turmas de Química. Foram também entrevistados dezesseis alunos que cursaram esta disciplina e estavam, na época da pesquisa, em diferentes períodos do curso e já haviam cursado a disciplina de Didática Geral. Além disso, para compreender como os conteúdos de Didática são trabalhados em cursos de Licenciatura em Química, foi realizada análise documental das ementas de três cursos em diferentes IES, incluindo a do curso estudado. As entrevistas e as ementas foram analisadas e, os dados foram categorizados em: “o que é didática”; “o que foi estudado” e “contribuições da Didática”, buscando triangular as concepções dos alunos e professores com as ementas das disciplinas. Os dados foram analisados a luz de referenciais teóricos que discutem a Didática de forma ampla para os processos de formação de professores, assim como de forma específica para os cursos de Química. Verifica-se a importância da Didática em discussões sobre a transposição didática, os estilos de aprendizagem, os níveis de tratamento dos conteúdos e a análise de estratégias didáticas. Um ponto identificado nos relatos – tanto dos alunos, como em alguns momentos da fala dos professores – é a necessidade de um diálogo mais próximo entre os professores de Didática e os que atuam especificamente com o ensino de Química. A pesquisa reforçou a importância da disciplina de Didática Geral para a formação inicial docente nos cursos de Licenciatura em Química já que, ao ser trabalhada de modo que contemple tanto aspectos técnicos da função docente quanto o suporte teórico para uma prática crítico-reflexiva, contribui fortemente para a formação de um profissional completo, capacitado para desenvolver um processo de ensino significativo. |
Abstract: | This work seeks to answer the question: What are the contributions of the General Didactic discipline to the training of future chemistry teachers? For this, the conceptions of individuals involved in this process of initial teacher training were analyzed, that is, students and teachers of a Chemistry Licentiate Degree course, in a Higher Education Institution. For that, it was conducted semi-structured interviews with teachers who work in this Licentiate Degree course - two of them that teach disciplines related to the Chemistry teaching, and two others that teach the General Didactic discipline for Chemistry classes. Sixteen students who studied this discipline and were, at the time of the research, were also interviewed in different periods of the course, they had already studied General Didactics. Moreover, to understand how the Didactic contents are worked in Chemistry Licentiate Degree courses was held documentary analysis of the disciplines syllabus of three courses in different HEI, including that of the course studied. The interviews and the menus were analyzed, and the data were categorized into: "what is didactic"; "what was studied" and "Didactics contributions", seeking to triangulate students' and teachers' conceptions with the disciplines syllabus. The data were analyzed in the light of theoretical references that discuss Didactic broadly for teacher training processes, as well as specifically for Chemistry courses. It is verified the importance of Didactic in discussions about didactic transposition, learning styles, levels of contents treatment and analysis of didactic strategies. One point identified in the reports - both from the students and at some moments in the teachers' speech - is the need for a closer dialogue between Didactic teachers and those who specifically work with the Chemistry teaching. The research reinforced the importance of the discipline of General Didactic for initial teacher education in Chemistry Licentiate Degree courses since, when it is worked in a way that contemplates both technical aspects of the teaching function and the theoretical support for a critical-reflexive practice, it contributes strongly to the formation of a complete professional, able to develop a progress of meaningful teaching. |
Palabras clave: | Didática Geral Formação de professores Ensino de Química General Didactic Teacher Training Chemistry Learning |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | MARTINS, Evellyn Priscila Nunes. Análise das contribuições da disciplina de Didática Geral para a formação de professores de Química. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21963 |
Fecha de defensa: | 12-jul-2018 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química (Ituiutaba / Pontal) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANÁLISE CONTRIBUIÇÕES DISCIPLINA.pdf | 4.25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.