Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21933
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Desenvolvendo sistemas de consulta de dados na diretoria de processos seletivos
Autor(es): Pereira, Pedro Vitorino Soares
Primeiro orientador: Carvalho, Vitor César de
Resumo: A Diretoria de Processos Seletivos (DIRPS) da Universidade Federal de Uberlândia é o órgão responsável pelos processos seletivos da universidade. Uma diretoria muito prominente, a DIRPS vivenciou uma expansão muito grande das suas atividades. Deixando de ser apenas uma comissão para a elaboração do Vestibular (COPEV) e tornando-se uma diretoria que organiza concursos públicos, vestibulares, processos de pós-graduação entre outros. Com essa expansão surge também a Divisão de Processamento de Informações e Estatísticas DIPIE, um setor de TI interno responsável por mordenizar e informatizar os processos seletivos. Essa divisão é responsável então por prover sistemas e processos informatizados que auxiliem na elaboração, aplicação, correção e divulgação de processos seletivos. A expansão da diretoria fez com que surgissem novas necessidades envolvendo processos seletivos. Estas necessidades apareciam desde o setor de atendimento da DIRPS, que precisava atender um número crescente de candidatos de maneira cada fez mais eĄciente. Até a comunidade externa, que precisava acessar documentos relativos a processos seletivos. Com o crescimento da diretoria e as novas demandas que surgiam, os sistemas utilizados para a DIPIE para o controle de candidatos, divulgação dos processos seletivos e outras atividades foram Ącando cada vez mais defasados. Tamanha era a defasagem dos sistemas, que o tempo gasto com soluções temporárias para as novas demandas passou a ocupar toda a equipe da DIPIE, sobrecarregando seus técnicos e atrasando seus processos. O objetivo deste trabalho é implementar dois sistemas que solucionem duas das maiores demandas da DIRPS. Um dos sistemas é o Sistemas de Arquivos de Processos Seletivos (SISARQ). Este irá disponibilizar para toda comunidade interna e externa da UFU todos os arquivos relativos à processos seletivos, de maneira automática. O SISARQ irá eliminar a necessidade de um técnico da DIPIE cadastrar manualmente os arquivos de cada processo que a DIRPS organiza. O segundo sistema a ser implementado é o Sistema de Consulta de Dados do Candidato. Este possui o propósito de fornecer aos funcionários da DIRPS um meio de consultar dados relativos a candidatos de processos seletivos de maneira prática e rápida, sem a necessidade de requisitar esses dados para os técncios da DIPIE.
Palavras-chave: CakePHP
PostgreSQL
Processos Seletivos
MVC
Admissions Process
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PEREIRA, Pedro Vitorino Soares. Desenvolvendo sistemas de consulta de dados na diretoria de processos seletivos. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21933
Data de defesa: 13-Jul-2018
Aparece nas coleções:TCC - Sistemas de Informação (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DesenvolvendoSistemasConsulta.pdfTCC1.04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.