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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A abordagem da regra do octeto nos livros didáticos de química aprovados no PNLD 2018
Título(s) alternativo(s): The approach of the octet rule in chemistry textbooks approved in PNLD 2018
Autor(es): Silva, Juscelino Pereira da
Primeiro orientador: Teixeira Júnior, José Gonçalves
Primeiro membro da banca: Lima, Renata Galvão de
Segundo membro da banca: Rocha, Tatiane Aparecida Silva
Resumo: Neste trabalho foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica a fim de investigar se os livros didáticos de Química aprovados pelo PNLD 2018 fazem o uso da regra do octeto ao abordarem o conteúdo de ligações químicas e, se fazem, como é a abordagem. Com base na análise dos seis livros didáticos, foi possível identificar que a maioria faz o uso da regra do octeto, sendo excludente apenas um dos livros, que utiliza conceitos relacionados à energia. Considera-se que esta abordagem utilizada foi a mais acertada devido considerar tais conceitos para explicar a ocorrência das ligações químicas. Para os demais livros em que a regra do octeto foi abordada no conteúdo de ligações químicas, foram analisados as definições, os aspectos históricos, os exemplos, as limitações, as aplicações e as imagens utilizadas em cada obra. Diante desta análise, verifica-se que a regra do octeto continua sendo um recurso muito utilizado pela maioria dos autores dos livros didáticos e, consequentemente, pelos professores nas aulas de Química. Compreende-se que a regra continua sendo um procedimento importante para prever a valência e as fórmulas dos compostos químicos, entretanto não deveria ser utilizada para a memorização ou como única resposta para a formação, estabilidade e propriedades dos compostos, desconsiderando explicações que envolvem as variações de energia na formação de ligações entre átomos.
Abstract: In this work a qualitative research of the bibliographic type was carried out to investigate if the chemical textbooks approved by PNLD 2018 use the octet rule when dealing with the contents of chemical bonds and, if they do, what the approach is like. For this, each book was analyzed, where it was possible to identify that the majority makes use of the octet rule, being exclusive only one of the books, which uses concepts related to energy. It is considered that this approach was the right one because it considers such concepts to explain the occurrence of chemical bonds. For the other books in which the octet rule was approached in the content of chemical bonds, the definitions, the historical aspects, the examples, the limitations, the applications and the images used in each work were analyzed. In this analysis, it is verified that the octet rule remains a feature widely used by most authors of textbooks and, consequently, will continue to be used by teachers in Chemistry classes. It is understood that the rule remains an important procedure to predict the valency and formulas of chemical compounds, however it should not be used for memorization or as a single response to the formation, stability and properties of the compounds, disregarding explanations involving variations of energy in the formation of bonds between atoms.
Palavras-chave: regra do octeto
rule octet
livro didático
textbook
ensino de Química
teaching Chemistry
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Juscelino Pereira. A abordagem da regra do octeto nos livros didáticos de Química aprovados no PNLD 2018. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21922
Data de defesa: 9-Jul-2018
Aparece nas coleções:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

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