Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21857
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Análise da fertilidade de solos usando imagens de Vant e Rapideye
Título(s) alternativo(s): Soil fertility analysis using Vant and Rapideye images
Autor(es): Oliveira, Rafael Borges Silva de
Primeiro orientador: Silva, Claudionor Ribeiro da
Primeiro coorientador: Serato, Douglas Santana
Terceiro membro da banca: Meireles, Tatiane Assis Vilela
Resumo: Com o avanço computacional, as técnicas de mapeamento se difundiram e na atualidade são usadas em diversos tipos de trabalhos que envolvam dados qualitativos e quantitativos. O emprego de tais técnicas, aliado ao uso de imagens digitais, pode proporcionar uma melhoria significativa na produção de alimentos nas propriedades rurais, auxiliando nas práticas agrícola. O mapeamento por meio da análise espacial do solo constitui em uma poderosa alternativa para a instrumentalização da mecanização agrícola, pois através da espacialização do solo, por meio de interpolação de dados espaciais, é possível identificar áreas com deficiência ou falta de nutrientes, apontando a necessidade de correções de solo, localmente, evitando gastos elevados com a aplicaçao em toda a área, como é feito tradicionalmente. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o uso de imagens orbitais e fotos aéreas coletadas a partir de veículos aéreos não tripulados (VANT) e por satélite Rapideye no processo de mapeamento da fertilidade dos solos em propriedades rurais. A área de estudo está localizada nas proximidades da unidade Araras, do campus Monte Carmelo/UFU. Para tanto, será analisada a existência de correlação da resposta espectral dos solos, nos comprimentos de ondas do visível e infravermelho, com os parâmetros de fertilidade dos solos, coletados e analisados em laboratório, para a geração de um modelo que permita a espacialização dessa variável (fertilidade). Embora o número de amostras seja reduzido (20 amostras), o estudo mostrou, por meio da análise visual e quantitativa dos resultados (RMSE = 18.42), que a metodologia é promissora (RMSE < 20, intervalo de classificação da fertilidade), podendo ser mais acurada com a inserção de novas amostras.
Palavras-chave: Fertilidade de solos
Soil fertility
Vant
Regressão Linear Múltipla
Multiple Linear Regression
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS::ENGENHARIA DE AGRIMENSURA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: OLIVEIRA, Rafael Borges Silva de. Análise da fertilidade de solos usando imagens de Vant e Rapideye. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21857
Data de defesa: 28-Jun-2018
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (Monte Carmelo)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaliseFertilidadeSolos.pdfTCC1.44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.