Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21852
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | O discurso interpretativo de Paulo Moura no disco "Gafieira etc e tal" |
Alternate title (s): | The Saxophone by Paulo Moura in "Gafieira Etc e Tal" |
Author: | Pazini, Uriel Moreira |
First Advisor: | Silva, Raphael Ferreira da |
First member of the Committee: | Lovisi, Daniel Menezes |
Second member of the Committee: | Tullio, Eduardo Fraga |
Summary: | O presente trabalho é uma análise da capacidade criativo-interpretativa do músico Paulo Moura. Por meio de duas gravações, “Ao Velho Pedro” e “Alma Brasileira”, presentes no disco “Gafieira etc e tal”, investigaram-se elementos técnico-musicais utilizados pelo saxofonista nas gravações. Inicialmente, verificou-se que o saxofonista manteve a mesma, ou quase a mesma interpretação nas seções homônimas. Isso é evidente nas seções A1 e A2 das duas faixas. Ao longo das análises, também foi possível perceber variações rítmicas mais complexas, mudanças de articulação e a inclusão ou substituição de técnicas de expressão. Comprova-se isso nas seções B1 e B2 de “Ao Velho Pedro” e nas seções improvisadas de ambas as gravações. |
Keywords: | Saxofone Interpretação Música brasileira popular Paulo Moura |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | PAZINI, Uriel Moreira. O discurso interpretativo de Paulo Moura no disco "Gafieira etc e tal". 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21852 |
Date of defense: | 20-Jul-2018 |
Appears in Collections: | TCC - Música |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DiscuroInterpretativoPaulo.pdf | TCC | 2.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.