Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21731
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-1137-8490
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Estudo da biocompatibilidade das nanopartículas de ZnO e prata dopados com európio em cultura de células-tronco humanas, células pré-osteoblásticas (MC3T3-E1) e células tumorais da próstata (PC-3)
Autor(es): Castro, Paloma Soares de
Primeiro orientador: Filice, Leticia de Souza Castro
Primeiro coorientador: Goulart, Vivian Alonso
Primeiro membro da banca: Duarte, Cristiane Angélico
Segundo membro da banca: Lima, Isabela Lemos de
Resumo: As nanopartículas (NPs) representam área ativa de pesquisa e possuem várias aplicações. As NPs de prata (Ag) e o Óxido de Zinco (ZnO) têm chamado atenção por apresentarem propriedades antibacterianas e baixa toxicidade. Porém, ainda existem problemas e desafios em relação a toxicidade das NPs em sistemas biológicos pois seres humanos estão expostos a elas através de diferentes meios, o que causa preocupação com relação ao seu impacto na saúde e meio ambiente. Diante disso, este trabalho avaliou o efeito da viabilidade celular das NPs de ZnO e Ag dopadas com Európio através do ensaio de MTT, utilizando as CTM-TAs, MC3T3-E1 e PC-3, que foram tratadas com NPs em diferentes concentrações e tempos. As células PC-3 cultivadas com NPs de ZnO:AgO:0.3 Eu e as NPs ZnO:Ag, na concentração de 100μg/mL, apresentaram baixa viabilidade. Além disso, as células MC3T3-E1 também indicaram menor viabilidade quando incubadas com NPs ZnO:Ag nos tempos de 24 e 48 hrs e as NPs ZnO:Eu em 24h nas concentrações de 50 e 100μg/mL. Assim, é necessária a realização de mais ensaios para melhor avaliar esse comportamento.
Palavras-chave: Nanopartículas
Citotoxicidade
CTM-TAs
MC3T3-E1
PC-3
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CASTRO, Paloma Soares de. Estudo da biocompatibilidade das nanopartículas de ZnO e prata dopados com európio em cultura de células-tronco humanas, células pré-osteoblásticas (MC3T3-E1) e células tumorais da próstata (PC-3). 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21731
Data de defesa: 29-Jun-2018
Aparece nas coleções:TCC - Biotecnologia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudoBiocompatibilidadeNanopartículas.pdfTCC2.21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.